Alimentação a partir dos 40, por Elsa Kalder

Alimentação a partir dos 40

Antes das refeições principais convém comer uma salada crua ou tomar um suco de legumes, para uma boa alimentação. Uma pequena porção de alimentos crus antes das refeições principais é de suma importância para a saúde, pois entre outras coisas alivia o trabalho dos leucócitos.

As vitaminas e os outros elementos na comida fresca elevam o bem-estar e podem contribuir consideravelmente na cura de doenças, tais como: gota, reumatismo, distúrbios do estômago, do coração e dos nervos.

Uma sobremesa ideal é a maçã crua, enquanto pudim representa um peso para o estômago após refeições abundantes. Entretanto, pudins em combinação com nozes moídas, flocos, sucos ou creme de leite representam uma alternativa para uma refeição principal, benvinda para crianças e adultos.

Para facilitar a digestão, aliviando o trabalho do estômago, é recomendável deixar passar algum tempo entre o prato principal e a sobremesa.

Além das verduras, a cenoura fornece a preciosa vitamina “A” para os olhos. O nabo ajuda fígado e a vesícula. O salsão é amigo dos fracos de nervos, e a raíz forte limpa os rins.

O xucrute possui qualidades inéditas. Além das vitaminas, contém uma grande quantidade de sais nutritivos, tais como: sódio, potássio e cálcio, que servem para melhorar o sangue e estimular o metabolismo. Sangue sadío e limpo, bem como um metabolismo funcionando bem, são as melhores condições para uma cura natural e rejuvenescimento.

O xucrute é um alimento sem igual para pessoas que sofrem do pulmão, bem como para todas as pessoas enfraquecidas e emagrecidas. Outra caraterística importante é o excesso de alcalina, pelo qual em quase todos os adultos o excesso de ácido no corpo é eliminado. Além disso, contém um elemento do tipo insulina que poderá ser de grande valor para os diabéticos. Ademais, é um remédio por excelência para a limpeza do intestino.

Entretanto, somente o xucrute cru possui todas as qualidades mencionadas. Pelo processo de cozimento, a maior parte dessas qualidades se perde.

Entre as verduras, o alho-porro merece menção especial. É parente da cebola e do alho. Estimula as glândulas do estômago e do intestino, bem como do fígado e da vesícula, evitando a fermentação e a putrefacção no intestino, desintoxicando o sangue através dos rins e enriquecendo-o com os minerais importantes de ferro, potássio e sódio.

As pessoas que comem carne, devem dar preferência a carnes magras e bem moles. 100 g por dia são mais do que suficientes. Produtos defumados, ovos duros, salames e queijos fortes deverão ser eliminados do cardápio.

No caso de estômago delicado, a ricota, o queijo ralado e queijos moles semi-gordurosos ou magros devem ocupar o primeiro lugar.

Para o jantar deve-se escolher alimentos leves. Quem come coisas pesadas, não deve ficar surpreso, quando não dorme bem e que depois da meianoite o fígado começa a rebelar.

A cozinha moderna faz uso econômico do sal (sal marinho de preferência). 3-5 g de sal é o suficiente por pessoa por dia. Sal em excesso perturba o coração e a circulação, leva a bloqueios da circulação d’água no corpo, a irritações renais e rugas.

O uso do açúcar também deve ser limitado. Sempre que possível usar mel. Com a idade avançada, o uso de gordura também deve ser limitado, a fim de evitar distúrbios coronários. Quanto mais gordura se consome, tanto mais cresce a necessidade de vitamina “E”. Além de manteiga fresca, devese dar preferência a gorduras naturais (de plantas) não saturadas, bem como a óleos puros de girassol, linhaça, soja e germes de trigo. Quem consegue usar pouca gordura na sua alimentação diária, corre menos risco de arteriosclerose mais tarde.

A farinha branca deve ser substituida por farinha integral. Café é recomendado somente de manhã.

Na idade avançada, convém consumir alimentos gelatinosos em quantidade, que são muito importantes para as articulações. E lembrem-se sempre das palávras de Hipócrates:

“Os nossos alimentos devem ser os nossos remédios”


Moderação e Equilíbrio

O grande poeta alemão Goethe, jantando em um restaurante e observando as pessoas na mesa ao lado, disse aos seus comensais:

Água pura torna a pessoa muda.
Isso comprovam os peixes na água.
Vinho puro faz bobo.
Isso comprovam os moços na mesa ao lado.
Como não quero ficar mudo nem bobo, vinho misturado com água eu tomo.


Sistema de Alerta do Corpo

Aprenda a descobrir os seus pontos fracos!

A maior parte das pessoas tem os seus pontos fracos que se manifestam sempre, quando estão sob elevada pressão ou estresse demais.

Aqui alguns sintomas típicos: dor de cabeça, eczema, indisposição gástrica, respiração ofegante, diarréia, dor no peito, insônia, irritabilidade, palpitações cardíacas, angústia.

Todos esses sintomas sem exceção indicam que o estresse a que você mesmo se expõe, podem levar a sérios problemas físicos e que você chegou no limite das suas forças.

Portanto, reconheça a situação, tomando a tempo medidas adequadas.

A manutenção da saúde está na sua mão e é de sua responsabilidade fazer bem ao seu corpo, para que você possa enfrentar as exigências diárias e ter uma vida feliz.


 

Publicado em 18 de julho de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também:

A DIGESTÃO COMEÇA NA BOCA

ÁGUA MAGNETIZADA