Lindoia História e Memórias terá sessão de autógrafos na sexta-feira (22)

O livro Lindoia História e Memórias, de Maria Estela Zamboim Gili, terá uma sessão de autógrafos nesta sexta-feira, dia 22, às 18h30, na sede da Prefeitura de Lindoia. O evento faz parte das comemorações dos 59 anos de Emancipação Política e Administrativa do município.

A professora aposentada, Maria Estela Zamboim Gili, é natural de Lindóia, e viveu na cidade até seus 35 anos, depois, por força de compromissos familiares e profissionais mudou-se para outra localidade, mas manteve-se ativa como lindoiana.

“Durante todo esse tempo, sempre me preocupei em colaborar com a cultura local, criando grupos de discussão e reflexão através de cine clube, jornal, teatro, coral e igreja . Também participei da política, das festas populares, dos movimentos solidários, sempre com o objetivo de colaborar como cidadã. Depois morei em outros locais para estudar e trabalhar, mas tendo sempre Lindóia dentro do meu coração, como meus pais e toda a minha família”, comenta.

Agora, após a aposentadoria do magistério, Maria Estela dedica-se a escrever, e claro, sobre a história e as memórias de sua terra natal. “Meu objetivo principal é divulgar toda a cultura de nossa região, inspirando-me em grandes personagens de nossa literatura como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo”, comenta a escritora que fala com orgulho de suas origens. Ela também escreve crônicas, poesias, e contos.

“Sou descendente das primeiras famílias que migraram para essa região no início do século XIX, vindas de Atibaia e Bragança Paulista ,que iniciaram o povoamento de Lindóia e de imigrantes italianos que muito colaboraram com sua cultura e com a força de trabalho pelo desenvolvimento de nosso município. Impulsionada pela curiosidade em conhecer melhor nossa história, mergulhei em uma longa pesquisa de 5 anos e aos poucos todos os fios soltos foram se encontrando e as lacunas sendo preenchidas, nossos antepassados ganharam voz e assim a história da cidade pode ser contada”.

Segundo a autora de “Lindoia História e Memórias”, seu trabalho só foi possível, graças à colaboração de Elisabeth Gatolini de Souza Bernardi, amiga e moradora de Lindóia, que tornou-se colaboradora com a pesquisa sobre a genealogia dos fundadores da cidade. A amiga também coletou materiais e documentos importantes para o livro.

“Além disso, pesquisei em livros sobre a história do Brasil, de São Paulo, livros de estrangeiros que visitaram o Brasil e estiveram em nossa região no século XIX, e deixaram preciosas informações, livros de numerosos historiadores de nossa região, também coletei documentos, fotografias, relatos orais e escritos”, descreve Maria Estela.

Política em Lindoia

Quem mora ou visita sempre as cidades do Circuito das Águas Paulista já deve ter conhecimento da fama de Lindoia de cidade de intensas rivalidades políticas. Na obra “Lindoia: História e Memórias”, a autora registra além da história documentada, também os embates políticos, as lutas , as conquistas e os “retrocessos”. Na obra também é possível encontrar histórias do cotidiano. Segundo Maria Estela “são histórias bonitas e tristes vividas por nosso povo, histórias de pessoas que tanto colaboraram pelo sucesso da cidade”.

Ao longo de 21 capítulos esse livro conta muitas histórias desde a ocupação das primeiras famílias e sua fixação nesse território, no início como povoado , depois como vila, depois como distrito até conquistar a condição de Estância Hidromineral até conquistar a personalidade que tem hoje, sem perder de vista o cenário lindoiano como um reflexo do que acontece no Brasil e no mundo.

Segundo a autoura, através do livro Lindoia História e Memórias, o leitor vai conhecer os primeiros núcleos familiares, a construção da primeira igreja, a economia cafeeira, o trem da mogiana, histórias de escravizados, dos imigrantes, da chegada da luz elétrica, da construção da igreja, do cemitério, o nascimento da primeira empresa mineradora, a queda da bolsa de nova Iorque, a revolução de 32, a segunda guerra mundial.

“Depois vieram os anos dourados, a chegada do homem á lua, os anos rebeldes, a ditadura militar, a reconquista da democracia e todos os impactos que trouxeram tantas mudanças. Procurei também registrar nesse livro como era a vida nos primeiros tempos ,as histórias de amor, os sofrimentos, as alegrias as pandemias , as histórias de assombração e as festas populares que sobreviveram até hoje”, antecipa Maria Estela ao leitores.

A autora destaca que o desafio de entregar o livro para os habitantes de Lindóia e Aguas de Lindóia, foi finalizado com uma ação de solidariedade. “As cidades compartilham da mesma história desse mesmo chão, dessas mesmas paisagens, desse mesmo ar, desses mesmos lindos entardeceres. É um grande prazer, porque é uma forma de reforçar nossa identidade e nos prepararmos para o futuro”.

Lançamento

A obra “Lindoia História e Memórias”, editora Gregory, será lançada nesta sexta-feira, dia 22 de março, ás 18h30, na sede da Prefeitura de Lindóia, localizada na Avenida Rio do Peixe, 450, jardim Lindoia.

O livro pode ser adquirido na noite de autógrafos, no valor de R$ 85,00. A editora deve anunciar em breve os locais e contatos para aquisição da obra após o seu lançamento.

Foto: A autora Maria Estela Zamboim Gili mostra o livro que será lançado oficialmente nesta sexta-feira, dia 22 (Divulgação / Reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/16/cristiano-bueno-assume-presidencia-da-aceal-2024-2025/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/16/sarapatel-no-30-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/15/governo-de-sp-inicia-campanha-de-multivacinacao-nas-escolas/