A DIGESTÃO COMEÇA NA BOCA

A Digestão começa na Boca. Como diz a sabedoria popular: Bem mastigado – já meio digerido

O melhor método para emagrecer e se sentir bem

Quantas e quantas pessoas sofrem de problemas de digestão que podem ser facilmente evitados? A maioria acredita que um comprimido antiácido ou um hepato-protetor é suficiente para resolver a situação e nem imagina que no decorrer do tempo a contínua repetição de tal atitude pode prejudicar seriamente o organismo, agravando os problemas e levando, eventualmente, a doenças irreversíveis. Portanto, vale a pena dar atenção às necessidades do corpo, garantindo assim o bem-estar físico, mental e espiritual.

Assim sendo, temos certeza de que as dicas a seguir serão de grande utilidade para quem deseja prevenir e viver em harmonia com as exigências da saúde:

A saliva é de importância primordial para uma boa digestão. A sua função consiste na divisão dos alimentos, tornando-os alcalinos e neutralizando-os para que os subsequentes processos digestivos sejam facilitados ao máximo. Qualquer alimento bem mastigado faz sentir, através da saliva, o verdadeiro paladar. Dependendo da consistência do alimento, 50 a 60 movimentos de mastigação (às vezes até 200) são necessários para obter o melhor resultado do processo.

Para treinar, convém que o principiante comece com um pedaço de pão seco e bem duro. A saliva fluirá de todos os cantos da boca, iniciando o processo de digestão.

DICAS :

Para a rápida aprendizagem do novo comportamento de comer:

  •  Não coma quando estiver cansado, pois a saliva flui menos.
  • Evite pressão de tempo, quando come. O argumento “não tenho tempo para mastigar” pode ser desmentido pelo fato de comer somente a metade da quantidade à qual foi acostumado anteriormente. Isso compensa o tempo prolongado de mastigar.
  • Coloque apenas uma pequena porção no prato. Verá que será suficiente.
  • Pegue o garfo com novo alimento somente depois de ter esvaziado a boca.

**********************

O gado sabe quando deve deixar de pastar, mas o homem estúpido não conhece a medida de seu apetite. Se desejas uma vida longa, ter o corpo com boa saúde, vigoroso e com bom apetite, e travar conhecimento com as obras maravilhosas de Deus, trata, em primeiro lugar, de pôr o apetite dentro dos limites da razão. Acautela-te de pequenas extravagâncias; uma pequena fenda pode fazer naufragar um navio.

Benjamin Franklin

**********************

ANTIBIÓTICOS NATURAIS
(Continuação)

Óleo de Melaleuca alternifolia (Árvore-do-chá / “Tea Tree”)

Este óleo é a essência das folhas da árvore-do-chá australiano. O nome parece estranho e não tem nada a ver com o chá comum. O nome inglês Tea Tree foi criado no tempo do Capitão Cock. A tripulação de seus navios fez infusão de um tipo “Leptos-permum” como substituto de chá, descrevendo-o como aromático e refrescante. Na Austrália existem centenas de variedades da árvore-do-chá, sendo que somente uma delas produz um óleo etérico de cura com excelentes propriedades medicinais e esse é a Melaleuca alternifolia.

APLICAÇÃO PRÁTICA:

Acne e pústulas: Lavar bem o rosto e passar no primeiro dia do tratamento com as pontas dos dedos ou com um cotonete 3 -4 vezes o óleo diretamente do frasco. repetindo o mesmo processo 2-3 vezes nos 3 dias seguintes. Outro método: colocar 3 a 6 gotas da essência em água quente e limpar o rosto com o líquido.

Artrite: Misturar 3 – 5 gotas da essência com uma pequena quantidade de óleo para bebês e fazer uma massagem bem profunda nas articulações. Alivia as dores.

Cistite: Ao invés de usar antibióticos, foram feitos testes com 13 pacientes que ingeriram diariamente 24 mg (3 vezes 8 mg meia hora antes das refeições). Após 6 semanas 7 pacientes não apresentaram nenhum sintoma.

Furúnculos e abscessos: Passar o óleo suavemente sobre os pontos afetados.

Tratamento do cabelo: Combate infecções (bactérias e fungos) no couro cabeludo.

Dermatite: Passar a essência nos pontos afetados.

Infecções – vias respiratórias: Fazer gargarejos com 6 gotas da essência num copo de água quente (usar 2 vezes ao dia) ou colocar 3 gotas sobre uma colher de mel (dissolver lentamente na boca). Também recomenda-se colocar 3 gotas em ¼ de copo de suco (preferivelmente limão).

Picadas de insetos: O óleo é um repelente natural.

Úlceras de varizes: Banhar o lugar ferido em água quente, ao qual se adiciona algumas gotas da essência.

Dores musculares: Friccionar algumas gotas nos músculos antes e depois do esporte.

Tinea pedis: Lavar bem os pontos afetados e passar algumas gotas da essência.

Infecções de unhas: Amolecer a unha afetada durante duas semanas duas vezes ao dia durante mais ou menos 5 minutos com o óleo, massageando-o em seguida.

Coceira provocada por roupa: Lavar bem as partes do corpo afetadas e passar o óleo duas vezes ao dia.

Contusões: Fazer compressas frias ou passar imediatamente algumas gotas do óleo.

Feridas de corte e escoriações: passar o óleo diretamente ou misturado com pomada.

Inflamações vaginais: Usar em forma diluída e em tampões. (O grau da solução deverá ser determinado pelo médico).

Queimaduras: Passar o óleo generosamente nas partes afetadas.

Queimadura do sol: Primeiro um banho morno e em seguida passar pomada anti-séptica de melaleuca alternifolia.

Verrugas: Molhar a verruga 3 vezes ao dia com o óleo.

Odontologia: o óleo é também de grande eficiência no tratamento de doenças de dentes.


Publicado em 27 de junho de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também: