Éramos 13, somos 7, por Ismael Rielli

Éramos 13 os formandos da primeira turma do Ginásio Estadual de Águas de Lindóia, em 1958. Vinham de Monte Sião, na Jardineira do Zote: Adílson Glória, Ivone Mussi, Lucy Gotardello e Milva Zucato. Subia de Lindóia pra cá a Lourdes do Cabo. Os demais eram prata da casa.

Com a mudança do querido Zé do Barreiro, agora já são 6 os que estão do lado de lá: Adílson Glória, Airton Dâmaso, José Guilherme Barbosa, Zé do Barreiro, Geralda Zélia Pereira e Lourdes do Cabo.

Fortes e rijos (nem tanto) estamos Ismael Rielli, Ivone Mussi, Lucy Gotardello, Marlei Rezende, Milva Zucato, Maria do Carmo Machado e Valderez Nicolai.

Zé do Barreiro aparece comigo no quadro dos formandos de 1954 do Grupo Escolar e nas escadarias da Igreja Nossa Senhora das Graças, depois da missa de formatura da 1ª turma de nosso ginásio.

Aparecemos também em fotos da câmara municipal nos 6 anos que vereamos juntos – 1977 – 1982.

Embora em partidos diferentes, ele na ARENA, eu no MDB, sempre nos demos bem, especialmente quando juntos, impedimos a desapropriação do hospital administrado pelas freiras. O pai dele, Tonico Roque, era um colaborador assíduo com verduras e legumes do nosso hospital; muito amigo das freiras.

Zé, com o Aparecido Rocha de cabo eleitoral, foi o campeão de votos, mais de 500, na eleição para a câmara em 1976. Só havia eleição para vereadores – o prefeito era nomeado. Em abril de 1979, com a emancipação das 14 estâncias hidrominerais, Zé concorreu à prefeitura com o Fioravante Amigliato de vice, pela ARENA 2, ficou em segundo lugar. Venceu a chapa Dr. Adolfo e Toninho Morangão.

Anos depois, pelo MDB, foi candidato a vice de Geraldo Mantovani, atropelados pela chapa Martinho – Adílson.

Foi vereador de um só mandato prorrogado de 4 para 6 anos. Honrou a enxurrada de votos que teve. Foi um bom vereador.

Formado em agronomia pela Luíz de Queiroz, de Piracicaba, Zé foi, por muitos anos, o Engenheiro Agrônomo do Banespa e atendeu com desvelo, carinho, aconselhamentos fraternos, com amizade todos os agricultores dessas paragens.

Apaixonado pelo Barreiro, foi velado na Igreja do Bairro, construída em terreno doado por ele. São José o acolheu aqui e lá.

Ismael Rielli
15/03/2022

Foto: Reprodução / Facebook

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia.

Veja Também, além de Éramos 13, somos 7, outros textos de Ismael Rielli:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/05/sarapatel-no-15-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/30/sarapatel-no14-por-ismael-rielli/