Águas de Lindóia em Dados, por Iris Carmem Pinheiro Rodrigues

Águas de Lindóia em Dados

Dados estatísticos como representação da realidade

Conhecer a realidade de um país, estado, município e até mesmo de um bairro pode ser um instrumento importante para a compreensão do presente e uma fonte útil de informações para a elaboração de políticas capazes de melhorar aquela realidade. Um dos instrumentos que ilustram essas realidades são as fontes de dados dos institutos de pesquisa, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Fundação João Pinheiro (FJP), entre outras bases de dados.

No caso do IBGE, sua missão é “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania” (IBGE, 2023). Dentre as pesquisas realizadas pelo instituto, a principal é o Censo Demográfico, que é realizado, aproximadamente, a cada dez anos.
Você sabia que, a partir do Censo, é possível filtrar informações para o caso específico de Águas de Lindóia? E que é possível saber, por exemplo:

– As características demográficas da cidade, isto é, o perfil populacional por sexo, cor, idade, rendimento, ocupação, entre outros;
– O índice de envelhecimento da cidade;
– Características dos domicílios: se ocupado, próprio, alugado ou em outras situações;
– Características educacionais: perfil de escolaridade da população por idade, sexo e cor;
– Características de saneamento básico;
– Características de saúde, etc.

Os exemplos acima são só alguns, até porque não convém mencionar todas as possibilidades nesse texto. São muitas possibilidades e muitas fontes de dados.

Mas por qual motivo verificar dados é importante?

Além da importância referente ao conhecimento da realidade, o ano de 2024 será eleitoral e em breve os candidatos começarão a fazer suas propostas eleitorais. Nesse sentido, é fundamental que tanto a população esteja consciente da realidade municipal quanto os próprios candidatos/as, uma vez que os mesmos devem propor políticas capazes de melhorar a realidade e a população deve ser ativa na cobrança dessas propostas ao longo do mandato daqueles que forem eleitos.

Então, para uma primeira discussão, quais são as características demográficas de Águas de Lindóia, ou seja, qual é o perfil populacional da cidade?
A seguir, vamos verificar essas características e ver como elas se alteraram ao longo do tempo.

Para isso, foram utilizadas informações dos Censos Demográficos de 1991, 2000, 2010 e 2022, acessados através do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), que é a plataforma que concentra os principais resultados das pesquisas realizadas pelo IBGE. Antes de partir para os dados, é importante que se faça uma observação: quando se fala em dados estatísticos, uma crítica comum é que eles não são capazes de representar fielmente a profundidade do que está sendo mostrado. De forma clara, isso quer dizer que as pessoas representadas em números nunca são somente números. Essa crítica é válida e deve ser lembrada sempre que se analisa dados, ou seja, as pessoas não são somente números e existem complexidades da realidade que os dados, sozinhos, não dão conta. No entanto, eles podem servir como um guia inicial, uma espécie de visão ampla da realidade, do problema ou daquilo que se pretende observar para que, a partir de então, outros instrumentos sejam utilizados no aprofundamento daquela realidade ou caso que se pretende esmiuçar.

As características demográficas de Águas de Lindóia (1991 – 2022)

Falar em demografia significa estudar as características de uma população a partir da análise de algumas variáveis, como população residente, sexo, cor, faixa etária, etc. No que se refere ao tamanho da população de Águas de Lindóia, temos que, ao longo dos anos 1970 a 2022, a população se comportou da seguinte forma:

dados

O Gráfico 1 nos mostra que a população de Águas de Lindóia quase duplicou entre os anos de 1970 e 1991, apresentando um crescimento de 5.234 pessoas em 21 anos. No entanto, entre 2000 e 2022 (um período de 22 anos), a população cresceu em 1740 pessoas, o que parece representar uma tendência de crescimento menos acelerado para os próximos anos.
Já no que se refere ao sexo da população, é possível verificar na Tabela 1 como o percentual entre homens e mulheres se dividiu de 1970 a 2022.

dados
Elaboração própria. Fonte dos dados: IBGE, 2023.

 

A Tabela 1 ilustra uma mudança nas características do sexo da população da cidade. Até 1991, a maioria da população era representada pelo sexo masculino. Mas, a partir de 2000 até os dias atuais, o percentual do sexo feminino é maior.

A seguir são apresentadas as pirâmides etárias de Águas de Lindóia para os anos de 1991, 2000, 2010 e 2022. A pirâmide etária permite observar as mudanças no perfil etário da população ao longo dos anos. Todas elas foram elaboradas a partir de dados dos Censos Demográficos de 1991, 2000, 2010 e 2022.

 

dados

 

Entendendo as pirâmides etárias de Águas de Lindóia

As pirâmides etárias podem ser lidas da seguinte forma: do lado esquerdo (em azul) estão os percentuais da população masculina. Já do lado direito (em vermelho) estão os percentuais da população feminina. O eixo horizontal representa os percentuais da população e são representados pelo tamanho das linhas. Já o eixo vertical representa as faixas etárias.

Sendo assim, se olharmos as pirâmides, podemos observar que a base está reduzindo ao longo do tempo. Isso indica que as famílias estão tendo menos filhos e a tendência é que a base da pirâmide diminua ao longo do tempo. Um dos motivos é a inserção das mulheres no mercado de trabalho, o maior acesso aos métodos contraceptivos que contribuem para a possibilidade de realização de um planejamento familiar e a própria mudança na estrutura das famílias que, atualmente, tendem a ter menos filhos.

Em contrapartida, se observarmos os topos das pirâmides, podemos verificar que na pirâmide de 1991 a última faixa de idade é a de 80 anos ou mais. Já as pirâmides seguintes (2000, 2010 e 2022) apresentam os grupos de idade da seguinte forma: 80 a 84 anos; 85 a 89 anos; 90 a 94 anos; 95 a 99 anos e 100 anos ou mais. Isso se deve a outro fato importante: a população está envelhecendo, isto é, está vivendo mais tempo. Dentre os motivos, pode-se citar o acesso aos recursos da saúde, os avanços da medicina, saneamento básico adequado, etc.

Por fim, outra característica da pirâmide etária da cidade é que o meio está crescendo, ou seja, a maior parte da população é a faixa etária que varia entre 30 e 59 anos. Todas essas características se aproximam da realidade do Brasil como um todo, mas em velocidades diferentes. Abaixo estão as pirâmides do Brasil e de Águas de Lindóia, para fins de comparação.

 

dados

 

Na comparação com o Brasil, podemos perceber que a pirâmide de Águas tende a concentrar mais pessoas no meio e a população idosa é, proporcionalmente, maior na cidade. Dessa forma, Águas de Lindóia parece estar passando pelo processo de transição demográfica de forma mais acelerada que o Brasil como um todo, ou seja, a base da pirâmide (grupos etários mais novos) estão diminuindo, há um percentual bastante expressivo de adultos e que representa a maioria da população. No entanto, a população idosa também está aumentando, o que é um ótimo sinal, já que isso significa que as pessoas estão vivendo mais.

De forma breve, esses são alguns exemplos de como os dados podem contribuir para a visualização da realidade e servir de indicadores para a formulação de políticas públicas. Considerando que a maior parte da população é aquela em idade ativa, ou seja, apta ao trabalho, há que se pensar em formas de ocupar essas pessoas de maneira satisfatória, valorizando e promovendo a criação e expansão de empregos. Além disso, considerando a tendência de aumento da população idosa, é preciso pensar em políticas específicas para essa população para que os mesmos possuam qualidade de vida e saúde adequada, uma vez que essas demandas tendem a ser cada vez mais necessárias na cidade.

Fonte dos dados: SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA (SIDRA). Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/pnadct/brasil

 

Iris Carmem Pinheiro Rodrigues, Águas de Lindoia (SP), atualmente é doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), é mestra em Gestão Pública e Sociedade e graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi professora substituta no curso de Administração Pública da UNIFAL-MG (2023), tendo atuado nas disciplinas de Políticas Públicas e Arranjos Institucionais Contemporâneos. Também foi agente de pesquisa e mapeamento no IBGE (2020 – 2022).

Foto: Reprodução / Wikipédia / Carlos Lopes

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/03/fatec-de-itapira-recebe-inscricao-para-curso-de-empreendedorismo-digital/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/02/29/mg-459-recebe-sistema-de-pedagio-sem-cancela-em-monte-siao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/02/28/chuva-forte-causa-estragos-em-aguas-de-lindoia/