Alunos da EE Dr. Jovino Silveira buscam vagas para estágio remunerado

A EE Dr. Jovino Silveira oferece aos alunos do Ensino Médio um Programa de Estágio (Bolsa Educação) para auxiliar a busca pelo primeiro emprego formal no mercado de trabalho de Serra Negra.

A iniciativa conta com apoio da comunidade empresarial e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP, através de um convênio com o Instituto Talentos.

Tudo começou com a Eletiva MEU EMPREGO – Mundo do Trabalho, criada pela professora Eliane Prado e professores apoiadores, Jaqueline Vasconcelos e Renato Oliveira. A parceria com o Instituto Talentos surgiu através da ACE Serra Negra e ACEAL.

O estágio ou Bolsa Educação é uma oportunidade em que a escola oferece aos alunos, com idades acima de 16 anos, o ingresso no mercado de trabalho, com remuneração e o compromisso de associar os estudos as atividades desenvolvidas, priorizando o aprendizado e impedindo a evasão escolar.

A justificativa do Programa de Estágio, segundo a professora Eliane Prado é combater a evasão escolar.

“A evasão escolar no Ensino Médio, na cidade de Serra Negra, se dá em parte pela busca dos estudantes por emprego ou trabalhos remunerados, tendo em vista a situação de vulnerabilidade das famílias e os fascínios que o consumo provoca nos adolescentes e jovens… O estágio e o trabalho de aprendiz surgem neste quadro como desafios para diminuir o abandono escolar e melhorar a condição de vida do alunos, reafirmando o compromisso social das empresas locais”.

Hotel Shangrilá apoia a Iniciativa

Na quinta-feira, dia 09, a empresária e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra – Comtur, Sirlene Terenciani, conversou com os alunos do Programa de Estágio da EE Dr. Jovino Silvbeira, orientando-os com relação ao ingresso no mercado de trabalho na Hotelaria.

O Hotel Shangrilá, empresa administrada por Sirlene Terenciani e seu esposo, já emprega alunos da EE Dr. Jovino Silveira no contraturno das aulas. Ela se disponibilizou em receber os currículos da turma, em papel e em vídeo, e ajudar na divulgação do Programa de Estágio junto as empresas hoteleiras.

Para Sirlene Terenciani é importante garantir empregos para jovens da cidade e promover neles a profissionalização que melhora a condição econômica de suas famílias e auxilia no desenvolvimento das empresas locais. Ela já emprega alguns jovens, e vê na iniciativa da escola uma oportunidade de contratação e treinamento para novos colaboradores em sua empresa.

Veja como foi a visita de Sirlene Terenciani aos alunos do Programa de Estágio da EE Dr. Jovino Silveira:

Como funciona o Programa de Estágio?

O Programa de Estágio é regulamentado pela Lei 11.788/08 que garante que a contratação, desde que observados os requisitos legais, não caracteriza vínculo empregatício, não acarretando ao empregador encargos sociais, trabalhistas e previdenciários.

Podem ser estagiários estudantes a partir de 16 anos, matriculados no Ensino Médio, no Ensino Técnico e no Ensino Superior. Vale também para alunos da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial.

A EE Dr. Jovino Silveira tem a proposta de um Programa de Estágio que através do Instituto Talentos traz para as empresas concedentes de oportunidades de estágio auxílio na seleção de perfis, documentação legal e apoio para o empresário.

O empresário através da Lei de Estágio pode contratar jovens a partir de 16 anos para trabalhar por 6 horas, sem obrigações como FGTS, INSS, pois trata-se de uma Bolsa Trabalho. O valor contratado para a renumeração é determinado no contrato que também estabelece as bases de validade e possibilidades de renovação.

Alunos participam de dinâmica sobre seleção de RH

N terça-feira, dia 14, a agente de desenvolvimento da Facesp, Kelly Simão, visitou a EE Dr. Jovino Silveira, quando conversou com alunos do Ensino Médio sobre o Programa de Estágio que a escola aderiu junto ao Instituto Talentos, um dos parceiros da Facesp.

Os alunos puderam compreender as oportunidades oferecidas pelo estágio remunerado e também, participarem de dinâmicas de recrutamento e seleção. De forma descontraída, Kelly Simão oportunizou aos jovens situações de avaliações das habilidades emocionais e sociais que são levadas em conta na hora da contratação.

“As parcerias entre as entidades de classes, empresários e escolas desempenham um papel fundamental na criação de oportunidades de estágio para os jovens. Essa colaboração estreita não apenas facilita o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho, mas também garante que o estágio seja uma experiência educativa enriquecedora. Ao alinhar as necessidades práticas das empresas com os currículos escolares, essas parcerias contribuem para a formação de profissionais mais preparados e adaptáveis.”

Serviço:
Programa de Estágio
Para contratação: (19) 999140070 ou na EE DR. Jovino Silveira, Rua dos Estudantes, 92, Centro, Serra Negra (SP).

Fotos: Programa de Estágio da EE Dr. Jovino Silveira vira realidade (Divulgação)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/20/4o-forum-brasil-de-gestao-ambiental-acontece-de-22-a-24-11/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/19/o-prejuizo-da-paz-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/17/sp-aumenta-matematica-e-portugues-no-ensino-medio-em-2024/