OJOCA apresenta ‘A Gula de Dona Chica – Musicando com a Asa’

A Orquestra Jovem Circuito das Águas, OJOCA, apresenta neste domingo, dia 26, o espetáculo ‘A Gula de Dona Chica – Musicando com a Asa’, às 20h, na escola Chapeuzinho Vermelho, em Amparo-SP, com entrada gratuita; concerto abre a agenda da OJOCA para o encerramento das atividades em 2023.

O espetáculo acontece no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Chapeuzinho Vermelho, no Jardim Camandocaia. A entrada é gratuita.

A apresentação abre a agenda criada pela OJOCA para o encerramento das atividades em 2023, que conta ainda com o concerto “Explorando Vivaldi”, nos dias 9 e 10 de dezembro, sábado e domingo, às 20h, na Casa do Médico, também em Amparo. Os concertos são viabilizados pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com patrocínio das empresas Rousselot Gelatinas e Supermercados Daólio e Sempre Unidos.

“A Gula de Dona Chica – Musicando com a Asa” leva ao palco alunos da OJOCA, sob a regência de Luiza Freitas, e alunos do projeto de musicalização infantil desenvolvido pela orquestra em parceria com a Ação Social de Amparo (ASA), com a presença do professor Yukio Torihara. O espetáculo tem classificação etária livre e programa disponível no sistema de escrita tátil braile, para que as pessoas cegas ou com baixa capacidade de visão possam acompanhá-lo.

SOBRE O CONCERTO

O concerto “A Gula de Dona Chica – Musicando com a Asa” traz a história orquestrada, contada por Arminda Riolo, de uma senhora do campo simples e amável, que sofre para controlar seu apetite, o que gera grande confusão. Seus amigos, o chef Jacques Imaux e o hipnotista Inocêncio tentam ajudá-la a superar o problema.

A apresentação é baseada na obra de “Aunt Rhodies’s Diet”, de Joseph Compello, da editora Carl Fischer. O programa traz um repertório de músicas folclóricas e cantigas conhecidas e simples em conjunto cênico-musical.

O concerto conta a história com atuação permeada pela sonoridade. Trata-se de uma mistura de instrumentos de cordas, como violino, viola de arco e violoncelo, com instrumentos tipicamente utilizados na musicalização infantil, como flauta doce e ukulele.

ORQUESTRA JOVEM CIRCUITO DAS ÁGUAS (OJOCA)

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) surgiu a partir da ideia de ex-integrantes da Orquestra Circuito das Águas (OCA). Desde 2019, oferece o ensino gratuito de violino, viola de arco e violoncelo para crianças, jovens e adultos de Amparo e região, com aulas coletivas de instrumento, teoria musical e prática em grupo. Em cinco anos de atividades atendeu cerca de 270 alunos.

O projeto desenvolve, em parceria com a ASA (Ação Social de Amparo), aulas de musicalização infantil para crianças assistidas pela entidade e realiza semestralmente apresentações com grupos artísticos de Amparo, o que gera a mistura de música com outras linguagens como dança, teatro e artes visuais.

Com isso, a OJOCA procura contemplar cada vez mais a população com atividades e manifestações artísticas, que envolvam cidadãos na cultura do fazer artístico para a comunidade.

Serviço

Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA)
Concerto: “A Gula de Dona Chica – Musicando com a Asa”
Local: Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Chapeuzinho Vermelho
Endereço: Rua França,170, Jardim Camandocaia, Amparo-SP
Dia: 26 de novembro, domingo
Horário: 20h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Viabilização: Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet
Patrocínio: Rousselot Gelatinas e Supermercados Daólio e Sempre Unidos
Informações: www.ojoca.com.br
Telefone: (19) 9.8849-6226
Redes sociais: https://www.facebook.com/OrquestraJovemCircuitodasAguas; https://www.instagram.com/ojoca_amparo/

AGENDA DE DEZEMBRO
Dia: 9 de dezembro, sábado
Concerto: “Explorando Vivaldi”
Local: Casa do Médico de Amparo
Endereço: Rua Antônio de Oliveira Nóbrega, 85, Castelo, Amparo-SP
Horário: 20h
Entrada: Gratuita

Dia: 10 de dezembro, domingo
Concerto: “Explorando Vivaldi”
Local: Casa do Médico de Amparo
Endereço: Rua Antônio de Oliveira Nóbrega, 85, Castelo, Amparo-SP
Horário: 20h
Entrada: Gratuita

Foto: Divulgação / Tiago Azevedo

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/25/papai-noel-chega-em-aguas-de-lindoia-na-sexta-feira-1-12/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/25/natal-de-amparo-promete-iluminar-coracoes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/25/foragido-da-justica-e-preso-em-aguas-de-lindoia/