O PREJUÍZO DA PAZ, por Celso Antunes

O PREJUÍZO DA PAZ

Tem alto valor humano ter compaixão com a terrível tragédia que passam civis judeus e palestinos em conflito no Oriente Médio desde 07 do mês passado.

O principal resultado tem sido a morte de inocentes, bebês prematuros, meninos, meninas, mulheres em trabalho de parto e em geral, idosos de ambos os sexos, tanto em Israel como em Gaza.

Não há notícia da morte de militares israelenses ou de terroristas, transparecendo que, entre os mais de 12 mil mortos até o momento, eles sejam a pequena parcela do total.

Além da insegurança vivida pela população israelense e do inferno que se tornou a vida dos palestinos sob intenso bombardeio em Gaza, essa guerra, como nenhuma outra na história, tem se destacado pela morte indiscriminada de civis.

Inaugura-se, sob a alcunha indigna de “arte da guerra”, a banalização da morte que, ao vulgarizar a vida, coloca em risco a sobrevivência de toda humanidade; bombas termonucleares estão estocadas (Inclusive em Israel), e aguardam o dia fatal.

O uso da força bruta nas relações internacionais e mesmo, internamente ao país, é o destaque do nosso tempo, à exemplo, os choques violentos do conflito entre policiais e traficantes.

Está cada vez mais evidente, e é difícil de aceitar, que pessoas inteligentes não procurem mais encontrar entendimento comum e recorram à violência e às armas.

Está aí a falência da ONU (Organização das Nações Unidas), encarregada da formação de uma consciência universal de paz, não encontrando solução pacífica dos conflitos mundiais.

À cruel Crise Humanitária, hoje vista em Gaza, segue-se a constatação maior, a Crise da Humanidade, cujo caminho para a paz, em todos os quadrantes do Planeta, está mais longe do que se possa imaginar.

O faturamento da indústria bélica está entre os maiores do mundo, cria lobbies, cooptam políticos, elege governantes para financiar a guerra, eis o que se passa no mundo.

 

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de O PREJUÍZO DA PAZ  leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/28/falencia-de-humanidade-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/07/teoria-certa-pratica-correta-por-celso-antunes/