4º Fórum Brasil de Gestão Ambiental acontece de 22 a 24/11

O Circuito das Águas Paulista recebe, entre os dias 22 e 24 de novembro, o 4º FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental. O Centro de Convenções de Serra Negra sedia o fórum, considerado um dos mais relevante evento socioambiental do país.

São três dias intensos de atividades, com palestras, debates, workshops, rodada de negócios e exposição, abordando os mais diversos e atuais temas relacionados aos desafios impostos pela agenda 2030, tais como a erradicação da pobreza, mudanças climáticas, mercado de carbono e equidade de gênero.

Estão confirmados mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 50 marcas expositoras. A expectativa é de mais de 10 mil visitantes de todas as regiões do país e exterior.

O presidente dos consórcios Cisbra e Circuito das Águas Paulista, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, destaca que a região participa ativamente do evento, com stands e parte da programação destinada aos cases das cidades da região.

“Além de trazer um evento de grande porte, movimentando nossa economia, teremos espaço para mostrar que o Circuito das Águas Paulista se destaca por aliar o turismo ao desenvolvimento sustentável”, explica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/iv-fbga-2023/1846697. Mais informações no site http://www.fbga.com.br.

O Cicap

Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

O Cisbra

O Cisbra é o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, formado por municípios de pequeno porte, de 6 a 70 mil habitantes.

A formação do consórcio público foi motivada devido à necessidade de solucionar problemas comuns aos municípios participantes. Dentre eles estão:

  • A disposição final dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), já que os aterros sanitários e lixões existentes passaram a fase de encerramento;
  • A gestão dos RSU (limitações de ordem financeira, deficiência na capacitação técnica e profissional, ausência de política ambiental dificultando o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos, de construção civil e de coleta seletiva);

É formado hoje por 13 cidades: Águas de Lindóia/SP, Amparo/SP, Lindóia/SP, Monte Alegre do Sul/SP, Morungaba/SP, Pedra Bela/SP, Pedreira/SP, Pinhalzinho/SP, Serra Negra/SP, Socorro/SP, Toledo/MG, Tuiuti/SP e Vargem/SP.

Foto: Centro de Convenções de Serrra Negra sedia 4º FBGA (Reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/16/alunos-da-ee-nair-de-almeida-sao-premiados-no-festival-afro-minuto/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/19/o-prejuizo-da-paz-por-celso-antunes/