TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA, por Celso Antunes

TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA

Paciente com colapso renal foi tratado com água no Balneário, se recuperou dispensando a indicação médica de hemodiálise.

Essa informação foi prestada pela competente enfermeira Denise Julia Taveira, no II Encontro de Turismo Termal e Bem-Estar
 e I Congresso Internacional de Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-Estar, realizado de 26 a 29/09/2023, em Águas de São Pedro (SP).

Águas de Lindóia esteve no evento com conferências da doutora Denise sobre Termalismo Social, o gestor público Dagnaldo Araújo com o tema Modelos de Gestão em balneário, Joel Raimundo de Souza autor da proposta de criação do Departamento de Termalismo no município e presença de Luan Lopes da Secretaria de Turismo.

Eventos sobre o Termalismo são necessários e indispensáveis, pois, embora se trate de campo de conhecimento útil, não há divulgação efetiva de resultados.

Nessas oportunidades se constata o paradoxo da efetividade em saúde e as enormes dificuldades de se firmar como atividade essencial.

Criou-se o preconceito de “medicina alternativa” quando a naturopatia é a atividade primordial que deve anteceder ao tratamento medicamentoso.

O uso terapêutico da água se limita às suas características e resta espaço para uso de remédio; a alopatia é a alternativa com riscos de efeitos colaterais.

Os trabalhos do Balneário necessitam de chancela científica, mediante convênio com Universidade, para pesquisa e publicação de resultados e se tornar centro de referência para doenças renais e dermatológicas é um objetivo.

A oferta de serviços apenas não resolve, mas investimento em divulgação para aumentar a procura reprimida.

Termalismo

Passou-se a considerar Termalismo como atividade econômica de exploração das águas termais.  O vocábulo se originou da fusão de termal + turismo e, provoca confusão.

Termal é ciência, turismo é indústria, privilegiando-se o último em detrimento do primeiro, resulta a atividade termal economicamente inviável.

É preciso inverter essa equação para acabar o déficit crônico do Balneário, e assim aplicar a teoria certa e a prática correta.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/09/zezinho-goulart-um-cidadao-brilhante-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/26/aguas-de-lindoia-e-bela-por-celso-antunes/

Um comentário em “TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA, por Celso Antunes

  • 8 de outubro de 2023 em 07:26
    Permalink

    Parabéns pelo artigo

Fechado para comentários.