FALÊNCIA DE HUMANIDADE, por Celso Antunes

FALÊNCIA DE HUMANIDADE

A ocorrência de desastres naturais tais como a seca de rios, alagamentos, incêndios florestais entre tantas outras tragédias diárias revelam que o planeta está em Crise Climática.

Os indicadores econômicos mostram que há aumento progressivo da pobreza e, paralelamente, há concentração de riqueza nas mãos de ricos, gerando a Crise Social.

A natureza chegou ao limite de não suportar mais a agressão para se produzir riquezas; assim, quanto maior o desenvolvimento econômico mais próximo estará do fim do capitalismo concentrador ou da humanidade, não há escolha.

Esses exemplos são demonstrativos que, tanto em relação ao planeta como em relação às pessoas, se está caminhando em direção ao caos.

O ser humano é dotado de natureza humana que vem desenvolvendo há séculos pelo processo civilizatório, mas não se liberta da natureza animal original da espécie.

A história é atravessada pelo conflito humanidade versus animalidade e os dias recentes têm mostrado que os senhores do mundo escolheram o pior.

O mundo foi surpreendido com o insuportável ataque terrorista do Hamas ao povo de Israel que informou ter havido 1.400 mortes entre crianças, mulheres, homens e idosos.

O Washington Post noticiou (26/10), que os militares israelitas atingiram com bombas a mais de 7.000 alvos em Gaza provocando a morte de 5.791 palestinos incluindo crianças (2.360), mulheres (1.292) e idosos (295), (números do governo de Gaza), do conflito em andamento que longe está de ser a contagem final.

Há risco do conflito se regionalizar ou se extrapolar a envolver grandes potências mundiais numa guerra de fim de mundo.

Provavelmente está-se diante da maior de todas as crises, a Crise de Humanidade.

Nela o ser humano volta ao estado primitivo animal causando dor, sofrimento e morte ao outro ser humano e ao dar a vitória à animalidade mostra que a humanidade foi uma experiência que não deu certo.

 

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de FALÊNCIA DE HUMANIDADE leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/07/teoria-certa-pratica-correta-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/09/zezinho-goulart-um-cidadao-brilhante-por-celso-antunes/