Focando no meio ambiente, Lindoya Verão aposta em empilhadeiras elétricas

Iniciativa é uma das medidas adotadas pela empresa que visam a redução do impacto ambiental e da pegada de carbono.

O desafio global pelo alinhamento à gestão mais sustentável tem impactado diferentes setores. A empresa de envasamento de água mineral natural Lindoya Verão faz parte do grupo que tem reforçado o compromisso com a agenda ESG, atuando em várias frentes com iniciativas baseadas na economia circular. Nos últimos dois anos a empresa tem intensificado o estabelecimento e cumprimento de metas focadas na transição para uma economia de baixo carbono. Isto é, uma menor emissão de gases de efeito estufa (GEEs) no exercício de duas atividades.

Para isso, a mais nova iniciativa adotada pela Lindoya Verão é a troca de todas as empilhadeiras que funcionam movidas à gás pelas elétricas. Esta versão tem menos componentes e necessita apenas de carregamento para funcionar, o que garante a ausência de emissão de gases poluentes durante a sua operação. Isso porque a energia dessas empilhadeiras vem da bateria de Lí-ion, uma das opções mais modernas disponíveis no mercado hoje.

Com a troca, a Lindoya Verão calcula que irá deixar de emitir, aproximadamente, 168 toneladas de CO2 por ano. A medida garante o funcionamento da empresa com 100% de energia limpa. Hoje a operação da envasadora já ocorre exclusivamente a partir do consumo de energia limpa. Em 2020 se iniciou a implantação de energia solar em uma das unidades da companhia, que agora realiza 100% de suas operações a partir da utilização da energia fotovoltaica. Já a planta principal da empresa utiliza energia de biomassa.

César Dib, CEO da Lindoya Verão, acredita que em um futuro próximo, empresas que não se adequarem a estas pautas, não serão preteridas pelos consumidores. Mas alerta que é necessário pensar a longo prazo e mudar de fato a cultura da empresa. Para isso, o empresário montou um comitê interno de sustentabilidade, com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as medidas de gestão sustentável.

“Para que essas ações sejam realmente efetivas, todos os stakeholders devem estar alinhados ao ideal, desde funcionários até os fornecedores”, ressalta Dib, que recentemente iniciou a implantação de um projeto que visa levar energia limpa também para seus clientes e empresários do circuito das águas.
Além disso, a Lindoya Verão também apostou em novos designs das embalagens para garantir a economia de plástico sem comprometer a qualidade do recipiente, sendo 20% de economia nas embalagens de 5L e 54,05% nas de 510ml. A mudança considera a redução da emissão de CO2 devido ao ganho logístico de 20% no transporte do produto.

Foto: Lindoya Verão trocou todas as empilhadeiras que funcionam movidas à gás pelas elétricas (divulgação / Gerson Cordeiro)

 

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/02/lindoya-verao-ira-levar-energia-limpa-para-estabelecimentos-comerciais/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/06/lindoya-verao-e-raizen-trazem-energia-limpa-para-empresas-da-regiao/