Lindoya Verão irá levar energia limpa para estabelecimentos comerciais

Em parceria com a Raízen, a engarrafadora de água mineral natural visa reduzir a sua emissão de carbono e a de terceiros de sua cadeia de valor.

O desafio global pelo alinhamento à gestão mais sustentável tem impactado diferentes setores. A empresa de envasamento de água mineral natural Lindoya Verão faz parte do grupo que tem colocado a agenda ESG na lista de prioridades, atuando em várias frentes com iniciativas baseadas na economia circular. Nos últimos dois anos a empresa tem intensificado o estabelecimento e cumprimento de metas focadas na transição para uma economia de baixo carbono.

A mais atual delas é levar energia limpa para os estabelecimentos com os quais a companhia se relaciona a um custo inferior ao que os mesmos pagam hoje para as distribuidoras convencionais. Entre restaurantes, supermercados e outros, a Lindoya Verão tem, aproximadamente, 80 mil pontos de venda. Além destes, a empresa propõe estender o plano para outros estabelecimentos do circuito das águas, onde está inserida.

A meta é facilitar o acesso à energia renovável para 50% de todo esse público até 2025. A energia fornecida será produzida pela Raízen, parceira da Lindoya Verão neste projeto que visa reduzir as emissões de carbono da empresa e de terceiros de sua cadeia de valor.

Para César Dib, ceo da Lindoya Verão, a solução oferecida para os comércios é duplamente benéfica, pois não apenas os insere em uma gestão ambientalmente responsável como também é economicamente mais atrativa. Ele ressalta que é um projeto em conjunto onde todos entram para ganhar.

“Nós já tínhamos como política o alinhamento de ideais com todos os stakeholders, agora estamos ampliando nossas ações e planos também para nossos clientes e estabelecimentos da comunidade em que estamos inseridos pois entendemos que esses são passos fundamentais para, de fato, causar impactos significativos e alcançar uma economia de baixo carbono”, explica César.

 

Hoje a operação da Lindoya Verão já ocorre exclusivamente a partir do consumo de energia limpa. Em 2020 se iniciou a implantação de energia solar em uma das unidades da companhia, que agora realiza 100% de suas operações a partir da utilização da energia fotovoltaica. Já a planta principal da empresa utiliza energia de biomassa. O próximo passo será concluir a troca de todas as empilhadeiras por versões elétricas até 2023, o que garantirá o funcionamento da empresa com 100% de energia limpa.

Lindoya Verão

A Lindoya Verão também apostou em novos designs das embalagens para garantir a economia de plástico sem comprometer a qualidade do recipiente, sendo 20% de economia nas embalagens de 5L e 54,05% nas de 510ml.

A mudança considera a redução da emissão de CO2 devido ao ganho logístico de 20% no transporte do produto. Além disso, a empresa está iniciando o uso do PET reciclado padrão alimentício em 25% das suas embalagens, com o compromisso de empregar 100% até 2030.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/06/lindoya-verao-e-raizen-trazem-energia-limpa-para-empresas-da-regiao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/05/07/lindoya-verao-celebra-70-anos-com-marcantes-iniciativas-sustentaveis-e-sociais/