Prefeitos da região buscam apoio do Estado à Santa Casa de Amparo

Proposta visa fortalecimento da instituição para atendimento regional

Após a intervenção da Santa Casa Anna Cintra, de Amparo, pela Prefeitura daquele município, o prefeito Carlos Alberto Martins (PMDB) tem buscado apoio do Governo do Estado para viabilizar o atendimento do hospital para as cidades da região.

Na quinta-feira, dia 28 de outubro, Carlos Alberto Martins se reuniu com prefeitos e representantes da Secretaria de Saúde de todas as cidades do Circuito das Águas Paulista. Em pauta, as tratativas de um projeto do fortalecimento regional da Santa Casa Anna Cintra. Participaram da região os prefeitos de Serra Negra, Elmir Chedid (DEM); Socorro, Ricardo Lopes (PTB), Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha (DEM) e  de Lindóia, Luciano Lopes (PSDB).

A reunião contou também com a presença da vice-prefeita de Jaguariúna, Rita Bergamasco e os secretários de Saúde das cidades de Pedreira, Marcílio Lira Ximenes; de Santo Antônio de Posse, Adalberto Bergo Filho e de Águas de Lindóia, Maria Tereza Macedo de Avila Ferraz.

“Conversamos sobre a atual situação financeira da Santa Casa e sobre todos as mudanças que a equipe de intervenção está realizando e ainda vai realizar no hospital. A Santa Casa Anna Cintra tem potencial, condições e estrutura para ser uma porta de assistência para a população de toda a região, e é sobre esse fortalecimento regional do hospital que conversamos…”, explica o prefeito de Amparo.

Segundo Carlos Alberto Martins, todos os prefeitos, vice-prefeita e secretários de saúde presentes se mostraram muito dispostos a unir forças para pleitear recursos  Hospital. “Vamos correr atrás de recursos para, juntos, fortalecermos a Santa Casa Anna Cintra e o consequente atendimento de saúde de toda a nossa região”, comenta em suas redes sociais. Para o prefeito de Amparo, a participação de outros municípios nesse processo aumenta o leque de acolhimento e atendimento do SUS.

Apoios

O Prefeito de Serra Negra Elmir Chedid destacou a necessidade de apoio do governo do estado para que o hospital realize um maior número de atendimentos aos pacientes da região e alivie a demanda.

“É um grande hospital, muito importante para a região e é fundamental essa tomada de decisão para que possamos ser atendidos pelo estado. Hoje se precisarmos de uma vaga na Unicamp, PUC, etc. ficamos à mercê de esperar saber se o paciente do nosso município vai poder ser atendido. Importante essa tomada de decisão dos prefeitos para fazer essa reivindicação ao governo do estado e tenho certeza que vão nos ouvir com carinho”, disse.

Sobre a intervenção na Santa Casa de Amparo

O Prefeito de Amparo Carlos Alberto Martins explicou que o município foi obrigado a fazer a intervenção, via judicial, no dia 13 de outubro devido à situação caótica do hospital, com contratos superfaturados e uma série de irregularidades e despesas desnecessárias.

“Essa intervenção veio numa hora que o hospital estava fechando as portas e não aguentaria mais 15 dias aberto. Encontramos um estado de terror, com contratos superfaturados, sem pé nem cabeça, médicos há 4 meses sem receber, entre outros problemas. Agora os médicos vão receber em dia e vamos providenciar uma composição das dívidas, um planejamento de pagamento das dívidas do hospital do dia 13 para trás”, afirmou.

Os prefeitos da região e suas equipes de Saúde deverão apresentar a reivindicação conjunta ao governo do estado para que possam ser atendidos na formalização do atendimento regional pela Santa Casa de Amparo

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/31/voluntarios-da-defesa-civil-de-aguas-resgatam-cao-ferido-em-mata/