Novembro azul: Águas faz mutirão de exames de PSA no dia 26

Novembro é o mês dedicado aos cuidados dos homens e a prevenção do câncer de próstata. Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia realizará no dia 26 de novembro, no Ginásio de Esportes, a coleta de sangue para exames gratuitos de PSA para homens acima de 40 anos. Para realizar o exame é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento.

O exame de PSA – sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico – é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Como é feito o PSA

O exame de sangue de PSA é indicado pelo menos uma vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Normalmente, homens saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4,0 no/ml, acima dos 65 anos. Nem sempre o aumento da concentração de PSA total é indicativo de câncer de próstata, sendo necessários outros exames para confirmar o diagnóstico.

No entanto, em caso de câncer na próstata, o valor de PSA também pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.

Câncer de próstata

Segundo informações atualizadas no site do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um
crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Como prevenir o câncer de próstata?

Um dos itens fundamentais na prevenção do câncer de próstata é uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Outros saudáveis também são recomendados:

  • 30 minutos diários de atividade física,
  • manter o peso adequado à altura,
  • diminuir o consumo de álcool
  • não fumar.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/04/prefeitos-da-regiao-buscam-apoio-do-estado-a-santa-casa-de-amparo/