SUPLEMENTOS – Perigos subestimados

Existe uma relação entre alimentação, inteligência e psique?

Faz pouco tempo que os pesquisadores do funcionamento do cérebro se dedicam a esse assunto e estão chegando a resultados assustadores:

A produção industrializada retirou dos alimentos nutrientes importantes, substituindo-os por elementos químicos que prejudicam corpo e cérebro.

Esta assombrosa notícia foi dada na edição Nº 5/2004 da renomada revista alemã CoMed (Medicina Complementar) através de uma entrevista com o jornalista e autor Dr. Hans-Ulrich Grimm que há muitos anos está pesquisando os alimentos industrializados oferecidos no nosso belo mundo moderno. As reportagens “A Sopa Mente” e “Da Panela do Diabo” tornaram-se “Best Seller”. No seu livro mais recente “A Mentira da Alimentação – Como a indústria alimentícia acaba com o nosso raciocínio” ele investiga os efeitos dos alimentos industrializados sobre o nosso cérebro.

As doenças clássicas da civilização, tais como diabetes, enfarte, derrame e câncer, aumentaram de uma forma de meter medo.

O interesse da indústria está na produção de grandes quantidades e na manutenção do preço o mais baixo possível. Muitos nutrientes de importância vital para o cérebro, tais como ferro, zinco e certas gorduras, foram retirados e substituídos por produtos químicos que prejudicam o cérebro.

Responsáveis por doenças são ingredientes que têm grande efeito sobre o cérebro.

Muito importante é o GLUTAMATO (intensificador de sabor usado em carnes, sopas, etc.), que está suspeito de ter efeito neuro-tóxico. Se a concentração de glutamato estiver acima do valor normal, pode danificar irreparavelmente as células dos nervos. O glutamato é um veneno para as células, tendo um papel calamitoso no caso de Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla.

Outro papel importante fazem os CORANTES (usados em bebidas, produtos de confeitaria, sopas, refrigerantes, molhos, aperitivos, biscoitos, pudins) que comprovadamente têm efeito sobre o funcionamento do cérebro, podendo levar à hiperatividade. A Organização Mundial de Saúde (WHO) considera a alimentação um fator de risco para a crescente agressividade e criminalidade de crianças e adolescentes.

(Exames e pesquisas em crianças hiperativos revelaram que apenas através da mudança da alimentação, em poucas semanas as crianças ficaram mais calmas. Não há necessidade de ministrar drogas como RITALIN, por exemplo, quando em lugar do remédio se deixa de comprar alimentos com glutamatos, corantes e conservantes).

Também o CONSERVANTE CÍTRICO é um fator relevante. O ácido cítrico é contido em muitos alimentos, bebidas e sobretudo em doces, provocando grave danificação dos dentes. Promove a absorção de alumínio e chumbo, facilitando assim as doenças de demência. O adoçante Aspartame age de maneira semelhante.

A lista de aditivos alimentares não termina por aqui. Ela é enorme. Citamos apenas alguns, a título de alerta, para que o consumidor se conscientize do grande perigo que corre, quando não presta atenção a uma alimentação correta e sadia.


Para a sua Meditação:

SENTIR ALEGRIA E PRAZER NA VIDA

Abundância e alegria são o meu estado natural de ser.
Hoje digo sim à vida, sim ao amor, sim a mim.
A minha franqueza me torna bonito.
Sinto-me caloroso, seguro e protegido.
Cada momento da minha vida é um fogo radiante de amor e bem-aventurança.
A minha vida é uma festa cheia de amor e riso.
Sou uma alegria para mim mesmo e para os outros.
Quanto mais eu dou, tanto mais estou recebendo.
Permito-me a alegria de viver e ter vivacidade.
Estou gozando de cada momento da minha vida.
Me faz bem ter entusiasmo.
Saudo cada novo dia com alegria no coração.
Tenho prazer em tudo o que vivencio comigo.
Gosto de amar e de ser amado.
Dou e recebo amor com o coração aberto.
Sou franco, honesto e carinhoso comigo e com os outros.
Amo e respeito as pessoas e elas me amam e respeitam.
Sou livre e permito a todos serem livres.
Os meus relacionamentos com os meus amigos se tornam cada dia mais felizes e me preenchem cada vez mais.
Trato todos com amor.
As pessoas me amam e estimam.
Sinto agora a luz em todos os meus relacionamentos.


Agradecimento:

Após o nosso 1º encontro realizado no sábado, 04, no Vacance Hotel desejamos externar o nosso “MUITO OBRIGADO” a todos os participantes que nos honraram com a sua presença e, sobretudo, agradecer à diretora do “Tribuna das Águas”, sra. Eliane Ribeiro do Prado, que graças à sua iniciativa e dinamismo conseguiu a realização do projeto “Nossa Saúde” e obter para o evento o apoio do Hotel Vacance que nos atendeu com muita atenção e carinho. Agradecemos a todos do Vacance Hotel, em nome do gerente Flávio de Lucca, pela dedicação e atendimento dispendido.


 

Publicado em 11 de julho de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também:

Oligoelementos de suma importância

PERIGO de AUTODESTRUIÇÃO por MEDICAMENTOS