DIABETES

DIABETES – Aumenta cada vez mais o número de pessoas que sofrem de diabetes não apenas na idade avançada, mas também já com bem menos idade. O motivo: obesidade, alimentação errada e falta de movimento. A prevenção está na sua mão:

Mude o seu estilo de vida que é tão prejudicial à sua saúde. Já em pouco tempo sentir-se-á melhor e em forma. Quando os quilinhos derretem, o corpo movimentado e o cardápio contém gulodices saudáveis, as células danificadas do pâncreas acordam para uma vida nova. A glicose se normaliza. Em poucas palavras: estando o estilo de vida correto, o açúcar do sangue também está correto.

A comida mantém corpo e alma, distribuindo elementos que dão uma boa disposição, e uma boa disposição significa saúde. Ela abaixa a pressão sanguínea bem como o risco de enfarte, fortalece o sistema imunológico e protege de muitas doenças.

Segue aqui uma pequena seleção de alimentos que podem contribuir muito para a sua felicidade:

– Abacate aumenta o rendimento cerebral.
– Bananas ajudam a formação de serotonina e animam.
– Couve-flor ajuda cérebro e a circulação.
– Brócolis estimula, regenera, promove a capacidade intelectual.
– Verdura dá felicidade.
– Legumes regulam os sentimentos de estresse, promovem a capacidade intelectual, protegem os nervos e levantam a moral.
– Batatas dão bom humor e proporcionam força, estimulando a formação de serotonina.
– Cenoura fortalece a concentração e acalma os nervos.
– Macarrão é bom para cérebro, nervos e músculos; aumenta a perseverança e levanta a moral por estimular a formação de serotonina.
– Pimentão anima, torna o cérebro eficiente e – dizem –prolonga a vida.

Independente das recomendações acima, que se referem ao estilo de vida, não podemos deixar de chamar a atenção de todos os diabéticos para a importância do “bom lugar de dormir”, tema esse tratado no “Tribuna das Águas” em 10 de janeiro de 2009. A prática mostrou que em muitos casos o problema pode ser resolvido pela simples mudança do lugar de dormir.

Além da alimentação, do estilo de vida e do lugar de dormir que podem provocar diabetes, devemos ainda citar a parte emocional (solidão, falta de afeto e amarguras da vida em geral).

Com relação à parte emocional, lemos uma uma experiência inédita vivenciada pelo cientista russo Mirsakarim Norbekov, de renome internacional (doutor em psicologia, pedagogia, filosofia medicinal, professor e membro de várias instituições científicas russas e estrangeiras):

Foi convidado a acompanhar um grupo de psicólogos para estudar a situação de órfãos na idade pré-escolar que sofreram de diabetes e foram internados pelo governo em três sanatórios idênticos na península Crimea, na beira do Mar Negro. Todos tiveram o mesmo tratamento, receberam os mesmos medicamentos fornecidos pela mesma farmácia e os alimentos do mesmo depósito. Por quê então somente em um dos sanatórios foram conseguidas curas de diabetes? Já tinham sido enviadas muitas comissões para descobrir o motivo. Chegaram à conclusão que somente psicólogos poderiam descobrir o motivo……

Em quinze dias os psicólogos examinaram as crianças, aprontaram os seus relatórios e foram embora. Entretanto, o professor Norbecov resolveu ficar três meses para estudar a situação mais profundamente e teve êxito. Depois de um mês e meio de observação e dedicação achou a chave do problema: essas crianças, embora acostumadas em pouco tempo ao novo ambiente, sentiam a falta dos pais; eles continuamente tinham saudade do afeto e da proteção. Por mais que se acaricia uma criança, dois minutos depois fica novamente “faminta”.

A MÃE NATUREZA determinou que UMA CRIANÇA DEVE VIVER PERTO DE ADULTOS!


GINÁSTICA PARA O CÉREBRO

Trocar de mão para escovar os dentes. É bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA. Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a “aeróbica dos neurônios”, é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios “cerebrais” que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

– Use o relógio de pulso no braço direito
– Escove os dentes com a mão contrária da de costume
– Ande pela casa de trás para frente
– Vista-se de olhos fechados
– Estimule o paladar, coma coisas diferentes
– Veja fotos de cabeça para baixo
– Veja as horas num espelho
– Faça um novo caminho para ir ao trabalho

A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, fazer alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar! Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado, começando agora, reenviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda ou a direita?!


ANTIBIÓTICOS NATURAIS (Continuação)

TOMILHO – No caso de bronquite, coqueluche e problemas asmáticos, o óleo etérico do tomilho traz ajuda rápida. Tomilho é contido também em certos chás para o estômago e o intestino, facilitando a digestão. Como condimento é apropriado para alimentos gordurosos e de difícil digestão. Devido a sua propriedade de aliviar dores, é usado em pomadas analgésicas. Na medicina popular, o tomilho comprovou-se de grande valor durante centenas de anos e as suas qualidades foram confirmadas pelas pesquisas modernas.


 

Publicado em 04 de julho de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também:

A DIGESTÃO COMEÇA NA BOCA

ELEMENTOS AMARGOS ESTIMULAM A DIGESTÃO