Chuvas mudam a paisagem da Represa do Cavalinho Branco em Águas de Lindoia

As chuvas volumosas dos últimos dias, desde a primeira semana de outubro, já mudaram a paisagem de um dos cartões postais de Águas de Lindoia, a represa do Cavalinho Branco. Segundo informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura, a represa está com um pouco mais de 10% de sua capacidade.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Ambiental de Águas de Lindoia, informou que está aumentando a oferta de água aos bairros abastecidos pela ETA 1, Represa do Cavalinho Branco e ETA 2,  Represa do Jaboticabal, aos finais de semana.

O horário de abastecimento aos sábados e domingos é das 7h as 16h nos dois sistemas. Ainda segundo a autarquia, nos dias de semana o abastecimento segue sem alteração, devido a crise hídrica e a recomposição das reservas de água.

No dia 1º de outubro, o SAAE Ambiental diminuiu o fornecimento de água à população, pela ETA 2, em 3 horas, estabelecendo o fornecimento das 7 às 14 horas. Os bairros abastecidos pela ETA 2, do Kalil, são: Francos, Casas Populares, Jaboticabal e Jardim Europa.

Até aquele momento a ETA 2 estava operando com 15% de sua capacidade e havia caído para 10% de capacidade. Segundo o SAAE, a medida foi tomada para conter o desabastecimento de Águas de Lindoia que vive a crise hídrica que atinge todo o país.

A Represa do Cavalinho Branco, que abastece a ETA 1, naquele momento estava com 2% de sua capacidade. Os bairros atendidos pela ETA 1 são: Centro, Bela Vista, Jardim Meridien, Barreiro, Nova Lindoia, Assumpção, Parque das Fontes, Mirante, Jardim Monte Alegre e Moreiras. O fornecimento de água nestes bairro vigora das 7 às 14 horas desde o dia 20 de setembro. uma multa de R$ 216, que pode ser cobrada em dobro em eventos futuros.

Como reclamar se a água não chegar no horário

De acordo com o SAAE Ambiental, caso o retorno da água na residência demore mais que quatro horas, além do horário de religamento das estações (das 7 às 14 horas), é preciso entrar em contato com o SAAE e informar a situação para que os técnicos façam a verificação. O telefone do SAAE Ambiental é (19) 3924 8150.

Foto: Represa do Cavalinho Branco, em Águas de Lindoia, na sexta-feira, dia 15 (E. Prado)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/10/reclamacao-reservatorio-do-saae-no-mirante-tem-vazamento-ha-dias/