ELEMENTOS AMARGOS ESTIMULAM A DIGESTÃO

Dez vantagens convincentes:

1. Elementos amargos atuam como se fossem um “treinamento das mucosas”. Elementos amargos primeiramente se encolhem, dilatando-se em seguida, o que possibilita o transporte mais fácil de produtos indesejáveis do metabolismo, tais como vírus, bactérias e fungos que podem ser eliminados mais rapidamente. Um bom exemplo são os animais que sempre procuram ervas amargas.

2. Elementos amargos também aumentam a produção do suco gástrico e fortalecem as mucosas do estômago e do intestino. Os elementos amargos regulam a digestão perturbada. Pelo efeito promovedor da digestão, o metabolismo energético está sendo estimulado, liberando calor, o que traz energia nova, atuando positivamente sobre a moral.

3. Muitos elementos amargos têm forte efeito alcalino. Alcalinizam o organismo de maneira suave, que hoje em dia costuma estar quase sempre sobrecarregado de ácidos, criando de maneira totalmente natural um equilíbrio entre alcalinos e ácidos.

4. Elementos amargos fortalecem o organismo e podem, no caso de esgotamento, ajudar para torná-lo ‘fit’ mais rapidamente.

5. Elementos amargos ajudam o sistema imunológico do corpo.

6. Elementos amargos podem ajudar a prevenir a obesidade, e a manter a linha, emagrecendo mais facilmente. Promovem a queimação de gordura e moderam a fome. Sobretudo é diminuída a fome canina por doces, visto que o corpo pode recuperar o equilíbrio natural entre doce e amargo.

7. Elementos amargos estimulam a formação de suor, sendo portanto de ajuda em casos de febre, resfriados, gripe bem como mãos e pés gelados.

8. Elementos amargos aumentam a força do coração e dilatam os vasos sanguíneos.

9. Elementos amargos também são considerados remédios contra envelhecimento, pois têm efeito tônico sobre nervos, coração e circulação, promovendo a irrigação de cérebro, pele e tecidos, bem como da estrutura das células.

10. Elementos amargos ajudam no emagrecimento, visto que regulam o apetite e aumentam a sensação de saciedade.

 

Verduras e saladas que contêm muitos elementos amargos: Brócolis / Chicória / Agrião / Dente-de-leão / Radicchio / Rúcula / Couve de Bruxelas

 

As plantas amargas mais importantes, de acordo com a Santa Hildegard von Bingen:

TRIGONELA no caso de falta de apetite

SEGURELHA ajuda a digestão, flatulência

GENCIANA Problemas estomacais e intestinais

GENGIBRE Problemas estomacais e intestinais, enjoo, arrotos, fraqueza geral, levanta a moral

MELISSA Problemas estomacais e intestinais, nervosismo, problemas cardíacas, Cansaço mental

COENTRO Fortalecimento do estômago

CALÊNDULA Problemas estomacais e intestinais, inflamações

SÁLVIA Problemas estomacais e intestinais, calor interno, transpiração

MILEFOLIO Acidez, sensação de estufado, inflamações

CENTÁUREA MENOR Problemas estomacais e intestinais, problemas de vesícula, arrotos ácidos

LOSNA Problemas estomacais e intestinais, arrotos ácidos, flatulência, depressões

 

Os elementos amargos são remédios e alimentos universais e nunca foram tão importantes e necessários como hoje. O homem come demais, ingere gordura demais e sobre tudo faz uso exagerado de açúcar. A consequência é o aumento de doenças oriundas da nossa civilização. O caminho para o bem-estar físico e espiritual inclui sempre os elementos amargos que regulam o apetite, proporcionam uma digestão saudável e protegem o organismo de super acidez e inúmeros outros distúrbios.

*******

Antibióticos Naturais (continuação)

Cebola – Todo o organismo pode tirar proveito do efeito estimulante da cebola. Todos os órgãos digestivos e as glândulas do corpo são estimulados, a acumulação de água é eliminada e o coração aliviado. O colesterol é abaixado, prevenindo assim a arteriosclerose e o enfarto. Assim, representa também um bom coadjuvante no caso de diabetes.

Aquecendo a cebola, ela perde uma grande parte de seu poder de cura; entretanto, torna-se mais tolerável para pessoas com um estômago delicado. Cebolas cruas matam micróbios no estômago e no intestino, promovem as bactérias saudáveis no intestino e melhoram – pelo estímulo da vesícula – a digestão em geral.

Também na área de rins e bexiga, as cebolas desenvolvem um grande poder de cura, aniquilando ou bloqueando os germes que provocam infecções. Isso é também importante para a purificação do sangue.

Não devemos esquecer o efeito benéfico da cebola no caso de problemas dos órgãos respiratórios. O suco de cebola promove a expectoração e a secreção mucosa. A cebola está sendo empregada com sucesso também no caso de resfriados, gripe, inflamações de garganta e sinusite.

A cebola e o alho ajudam também no combate ao câncer.

Um tratamento intensivo com cebola pode ser feito com um extrato alcoólico do tubérculo: Picar bem fino uma cebola fresca e misturá-la em ¼ de litro de álcool de 70 %. Deixar descansar 10 – 14 dias, decantar e espremer os pedacinhos de cebola.

Além disso, pode passar o líquido ainda num filtro de café para eliminar partículas flutuantes. Tomar 4 colheres de chá por dia em um pouco de água.

(continua na próxima semana)


VOCÊ SABIA: que a construção de casas “inundadas de sol” pode ajudar na prevenção de muitas doenças e aumentar o nosso bem-estar? Que antes da introdução de antibióticos, a luz do sol foi usada com grande sucesso na aceleração da cura de feridas? Que a luz artificial significa forte estresse para o corpo? Que o provérbio diz: “a casa ensolarada não precisa de médico”?


 

Publicado em 20 de junho de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também:

MEDICINA TRADICIONAL versus MEDICINA ALTERNATIVA??

Medicina Popular: VINAGRE DE MAÇÃ