Equinócio: Primavera começa nesta quarta-feira às 16h21

A mudança de estação é um fenômeno astronômico, que acontece por causa dos movimentos da Terra, e neste ano, a Primavera começa na quarta-feira, dia 22, às 16h21m. A explicação desse horário está na astronomia, pois as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol.
A data de início da Primavera acontece quando se tem a mesma quantidade de luz do sol nos dois hemisférios, Sul e Norte, ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração, e isso é chamado de equinócio.
Também existem os solstícios que acontece duas vezes no ano, no início da primavera e no início do Outono. Já quando o dia é o mais longo do ano (e a noite mais curta) é a data que marca o início do Verão. No caso contrário (noite mais longa e dia mais curto) temos o início do inverno.

Mas e o horário?

Segundo a Climatempo, o horário está relacionado com o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. O percurso total leva um pouco mais 365 dias. São cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos e é por causa dessa diferença que as estações do ano também sofrem alterações de um ano para o outro. Os astrônomos conseguem definir, através de cálculos matemáticos, o horário exato de todas as próximas viradas de estações.

Previsão do tempo para os primeiros dias da Primavera em Águas de Lindoia

E a boa notícia é que pode chover em Águas de Lindóia neste sábado, 25, e domingo, 26, segundo a Climatempo. A boa notícia faz a Primavera ser ainda mais festejada devido a crise hídrica que a cidade passa, com racionamento de água e os reservatórios do SAAE Ambiental com 2% e 10% da capacidade. Em Lindoia a previsão do tempo para os próximos 5 dias é semelhante a de Águas de Lindoia, com chuva no fim de semana.

Primavera próximos 5 dias em Águas de Lindoia

Primavera

Primavera próximos 5 dias em Águas de Lindoia
Primavera

Sobre a Climatempo

A Climatempo Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Foto: Acesso pela ponte do Rio do Peixe em Lindoia (Divulgação PML / Carlos Alberto Salomão)
Veja também: