O nosso bem-estar depende do INTESTINO

Talvez nenhum órgão do nosso corpo esteja sendo tão mal tratado como o intestino. Um intestino sadio garante a absorção dos nutrientes e possibilita a eliminação dos resíduos digestivos e das toxinas; ajuda também a circulação nas pernas e, sobretudo, precisa ter em mente que uma grande parte do sistema imunológico encontra-se no intestino.

Enquanto jovem, o intestino suporta muitos maus tratos, tais como alimentação não sadia (abundante demais e além disso demasiadamente fria, quente ou doce) que é ingerida a intervalos irregulares e distraidamente. Beliscar qualquer coisa entre as refeições é costume de muitas pessoas. Isso significa, porém que o intestino e os outros órgãos digestivos estão sendo estimulados continuamente, não tendo mais períodos de descanso.

Durante muitos anos esse procedimento pode dar certo, mas quando o intestino começa a falhar, problemas intestinais e as mais variadas doenças sérias (incl. câncer) podem ser a consequência. Sem dúvida, a maioria das pessoas já deve ter percebida que o intestino fica bloqueado, quando se enche o prato demais ou come depressa, provocando dor de cabeça e desconforto em geral.

Prevenir é melhor que curar! Portanto, recomendamos a seguir alguns exercícios para a auto massagem do abdômen, com a qual podemos resolver não apenas problemas crônicas da digestão, mas também melhorar a qualidade do sono. Outrossim, problemas da bexiga podem melhorar consideravelmente. E mais um efeito secundário muito apreciável: perde-se peso, pois a barriga fica mais esbelta. (Já depois dos primeiros exercícios se notará um pequeno aumento da distância entre os dedos do pé!) Então, bom sucesso!

********

A massagem abdominal é feita na posição deitada e consiste no toque suave e de leve fricção na barriga, observando-se uma respiração regular e relaxada. As mãos empurram suavemente e sem qualquer pressão a pele da barriga contra o intestino. Uma atmosfera relaxada é muito importante. Ideal seria fazer os exercícios na cama à noite antes de deitar e de manhã depois de acordar. No caso de distração, a massagem não faz efeito. Interiorizando-se e uma dedicação carinhosa aumentam o efeito. Para a sua orientação: é sempre a mão direita que começa o movimento, fazendo círculos no sentido anti-horário em direção à cabeça, enquanto a mão esquerda trabalha no sentido horário, também em direção à cabeça. Executar esse movimento 10 a 15 vezes, aproximadamente 2 a 3 minutos.

1º passo: Inicialmente, as mãos entram em suave contato com o abdômen, acompanhadas por uma inspiração profunda. As palmas das mãos se adaptam levemente à forma do corpo.

2º passo: Os polegares repousam no umbigo. Dependendo do tamanho da barriga, eles podem-se deslocar de 1 a 2 centímetros para fora. As pontas dos dedos mostram em direção ao púbis. A mão direita que começa com o movimento, faz círculos minúsculos, esticando a pele dentro do possível.

3º passo: Enquanto a mão direita descansa, a mão esquerda faz círculos no sentido horário.

4º passo: Ambas as mãos fazem simultaneamente círculos em direções opostas.

5º passo: A mão direita escorrega para baixo. Orientação: O polegar repousa no ou ao lado do umbigo, o auricular no púbis. A mão esquerda, sempre em contato com a pele, desliza para a parte superior do abdômen. Os dedos estão juntos. A mão direita faz de novo pequenos círculos no sentido ante- horário.

6º passo: A mão esquerda faz círculos, enquanto a direita descansa, no sentido horário, em direção à cabeça. Dez vezes.

7º passo: Ambas as mãos fazem simultaneamente círculos na pele da barriga, uma contra a outra, durante dois minutos.

8º passo: As mãos mudam de posição. A mão direita desliza para cima, a mão esquerda para baixo. A mão direita movimenta-se dez vezes no sentido anti-horário.

9º passo: A mão esquerda gira no sentido horário na parte inferior da barriga.

10º passo: Ambas as mãos massageiam simultaneamente – uma contra a outra. Finalizando, as mãos param, passando de forma relaxada para o lado da barriga e, formando carinhosamente a barriga, encerram o exercício.

intestino

 

********

Quem fizer os exercícios acima com amor e perseverança diariamente duas vezes por dia durante 15 – 20 minutos (de manhã e à noite), ficará certamente muito feliz, pois a verdadeira felicidade consiste na boa saúde.

********

Mais uma observação importante: A barriga precisa de calor. Qualquer friagem pode causar transtornos. Por isso é recomendável ter sempre à mão uma faixa de lã que pode usar durante a noite, se for necessário. Durante a Guerra Mundial II, os soldados que combateram na África, onde a temperatura durante o dia é extremamente elevada, mas descendo muito durante a noite, foram obrigados a fixar, para dormir, uma faixa de lã na barriga para evitar uma friagem. Se por ocasião do controle um soldado foi encontrado sem faixa, ele ficou preso durante três dias. (Essa medida tornou-se necessária para evitar epidemias).

Publicado em 28 de fevereiro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.