Pensamentos para o Dia das Mães, por Elsa Kalder

A MÃE

No Dia das Mães, não podemos deixar de dedicar esta coluna a todas as mães ausentes, presentes e futuras. É um dia especial de homenagem para expressarmos a nossa gratidão pelo amor abnegado, pela compreensão e pelos ensinamentos recebidos, preparando-nos para a vida.

A Mãe é o ponto chave da saúde da família; é a educadora das crianças e o Pronto Socorro para qualquer emergência. Inúmeras são as tarefas dela em casa, tarefas essas que os outros só veem, quando não executadas. Resumindo, a Mãe tem a profissão mais versátil do mundo.

Sem a dedicação dela, não existe um lar aconchegante, onde os filhos aprendem boas maneiras, respeito, obediência e responsabilidade. É nesse lugar que se formam os cidadãos de valor que serão os dirigentes e patriarcas de amanhã, possuindo todas as qualidades para contribuir à felicidade e à grandeza da Nação.

Acabamos de descrever uma situação ideal. Porém, no decorrer dos tempos, muita coisa mudou. Vivemos hoje uma vida estressada, que raramente oferece ainda um verdadeiro lar. Devido às circunstâncias modernas, a maioria das mães teve que optar para trabalho fora de casa e ajudar na manutenção da família.

Entrou a fase de emancipação que engrossou de tal maneira que está prejudicando as crianças, as quais foram literalmente abandonadas e separadas do amor maternal.

Naturalmente, os pais procuram agradar as crianças, providenciando creches, babás, brinquedos, televisões e até computadores para a sua ocupação. Mas tudo isso não pode substituir uma mãe ausente. O bom “berço” é insubstituível. O bebê necessita da mãe até chegar a, no mínimo, três anos, quando pode ser levado a um jardim de infância, onde aprende a brincar e conviver com outras crianças.

Creches deveriam existir só para casos especiais (órfãos, problemas graves de família etc.). Durante os primeiros três anos, a mãe que se afasta de seu emprego para cuidar dos filhos pequenos deveria receber um tipo de pensão do Governo para compensar a perda do salário durante esse período.

Tudo que investimos nos neonatos trará enormes benefícios não só para as famílias, mas também para o País. Não devemos esquecer que o bebê vem a este mundo carregando dentro de si todo o potencial de sua personalidade. Compete então à mãe de ajudá-lo com amor e dedicação a despertar essas qualidades.

Uma criança cuidada dessa maneira, com certeza ficará mais saudável e melhor preparada para enfrentar a vida mais tarde. Para chegarmos a esta situação ideal, as futuras mães necessitam um preparo especial. Devem ser orientadas no que diz respeito à nutrição, educação, brinquedos adequados, etc.

Agradecemos a compreensão e desejamos de todo coração um BOM DIA DAS MÃES!

“NÃO DEVERÁ GERAR FILHOS QUEM NÃO QUER DAR-SE AO TRABALHO DE CRIÁ-LOS E EDUCÁ-LOS”
Platão
“EDUCA AS CRIANÇAS E NÃO PRECISARÁS CASTIGAR OS HOMENS”.
Pitágoras

Diagnóstico da Língua

OBSERVAÇÃO: Este gráfico foi desenhado para o exame da própria língua (no espelho)

 

A língua é o órgão do paladar e da língua falada. Podemos sentir o paladar apenas quando a língua é úmida. Com uma língua seca não é possível sentir o paladar. A língua é também o órgão de comunicação pelo qual transmitimos palavras, pensamentos, conceitos, ideias e sentimentos. O exame deste importante órgão nos revela a totalidade dos processos no corpo.

Observando a nossa língua no espelho, podemos verificar tamanho, forma, contorno, superfície e bordas. Uma cor pálida indica um estado anêmico ou uma falta de sangue no corpo. Uma cor amarelada indica excesso de líquido na vesícula ou um distúrbio no fígado. Uma cor azul é sinal de uma doença cardíaca.

Como o desenho mostra, as várias áreas da língua são agregadas aos diferentes órgãos. Quando certas áreas da língua acusam mudança de cor, aprofundamentos ou elevações, significa que tais órgãos sofrem distúrbios. Por exemplo, vendo impressões dos dentes ao longo da borda da língua, é um sinal de processos deficientes de absorção no intestino.

Saburra indica toxinas no estômago, intestino grosso ou delgado. Sendo afetada apenas a parte posterior da língua, as toxinas encontram-se no intestino grosso, saburra na parte central indica toxinas no estômago e intestino delgado.

Uma sulca no centro da língua é sinal que emoções são detidas na área da coluna. Existindo curvas nessa línea, trata-se de uma possível divergência na curvatura da coluna.

Nos casos de saburra, precisamos pesquisar o motivo, pois certamente é oriundo da nutrição. Portanto, devemos descobrir qual o alimento ou quais alimentos não são bem digeridos, afim de poder tirá-los do nosso cardápio; ou será que comemos com tanta pressa, não conseguindo mastigar bem? Lembra as nossas recomendações no artigo publicado na “TRIBUNA”, de 20-12-2008, sobre “A Importância a Saliva” – bem mastigado – já meio digerido?

Uma língua limpa é sinal de boa digestão. Com certeza, não é boa prática tentar remover a saburra com escova ou outro instrumento de raspagem (como a propaganda sugere). É necessário remover a causa!


Técnicas de Liberação Emocional – “EFT” (continuação)

13) Ponto Coronário

(Percurtir com as pontas dos dedos ) Trata-se de um ponto especial

14) Ponto do dorso da mão

( encontra-se no canto dorso da mão entre articulações de base do 4º e 5º dedo) Corresponde ao Meridiano Tríplice Aquecedor Efeito emocional negativo: depressões, desespero, tristeza, solidão inversão positiva:

esperança, leveza, vivacidade, entusiasmo

15) Ponto da testa

(encontra-se acima do nariz, entre os olhos)

A Percussão deste ponto ajuda no caso de traumas, medo, vícios e depressão

16) Pontos extras situados no crânio-Efeito calmante, antiespasmódico

 

FIM

 

Publicado em 09 de maio de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/01/22/cuide-bem-de-seu-cerebro/