A CIDADE E O LATIFÚNDIO, por Celso Antunes

A CIDADE E O LATIFÚNDIO

Na próxima semana será instalada a CPI do MST por iniciativa da bancada ruralista que representa os interesses dos grandes Com Terra.

O objetivo é criminalizar os Sem Terra pela “invasão” de propriedades rurais ocorridas em várias partes do país.

Com Terra são os 1% de latifundiários donos de 50% das terras, onde praticam a monocultura mecanizada (soja) e criação extensiva de bois, atividades estas de exploração econômica da terra apenas que chamam de agronegócio.

O Brasil está entre os países com maior desigualdade na distribuição da propriedade da terra no mundo, com Índice de Gini 0,73 (quanto mais próximo de 1,0 maiores é a desigualdade).

Tal estrutura agrária é a causa do principal problema do Brasil, o país está entre os países mais desiguais do mundo escancarados pelo atraso educacional, empobrecimento, miséria e fome nacional.

A dinâmica dessa atividade econômica produz commodities para exportação não comida; não gera empregos e cria grandes vazios reduzindo a vida rural e transformando a cidade em depósito de gente.

O Brasil é rural, formado por 70% de municípios rurais, mas a alta concentração agrária dedicada apenas à exploração econômica impede o acesso à terra, “lugar de vida e de trabalho”, que é o lema defendido pelo MST.

O objetivo é a realização da Reforma Agrária, para desenvolver a agricultura produtora de alimentos tornando o campo um pólo de progresso.

O planejamento municipal ganharia avanço ao restituir a dignidade humana e a qualidade de vida pela fixação da família na terra, com trabalho e renda da agricultura familiar.

Mas, os deputados ruralistas na CPI pretendem incriminar o Movimento com falso argumento de “invasão” de propriedade que de fato é “ocupação”, pois entrar e em seguida sair da propriedade é o único jeito de alertar a necessidade urgente de Reforma Agrária.

Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de A CIDADE E O LATIFÚNDIO leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/21/horoscopo-chines-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/19/a-grande-comedia-por-celso-antunes/