CUIDE BEM DE SEU CÉREBRO

para prevenir eventuais problemas na idade avançada

O cérebro humano consta de duas metades aparentemente semelhantes. A ligação do sistema nervoso ao cérebro é feita em cruzamento. O hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, ao passo que o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

Dado esse cruzamento das trajetórias dos nervos, a mão esquerda é ligada ao hemisfério direito; a mão direita, ao hemisfério esquerdo.

A modalidade de funcionamento do hemisfério esquerdo é verbal e analítica, ao passo que o hemisfério direito é não verbal e global.

A modalidade de processamento utilizado pelo cérebro direito é rápida, complexa, configuracional, espacial e perceptiva – um processamento que não só é diferente mas comparável em complexidade ao processamento verbal e analítico do cérebro esquerdo.

O ideal é o funcionamento equilibrado dos dois hemisférios, mas isso nem sempre é o caso. Precisamos encontrar um meio para que os dois hemisférios funcionem em conjunto.

Dra. Betty Edwards, apoiada nas pesquisas do Dr. Roger Sperry (prêmio Nobel de medicina e fisiologia de 1981) desvenda e desmistifica o até então misterioso talento para o desenho através do qual podemos garantir o funcionamento equilibrado dos dois hemisférios.

Com esse intuito, a arquiteta Selda Pantalena de Sousa oferece um curso de iniciação ao desenho e à percepção visual, que será realizado em Águas de Lindóia. São 8 sessões de 2 horas em grupo, onde o desenho é o canal utilizado, e o resultado é o crescimento da percepção visual e sensorial. Destina-se a pessoas acima de 12 anos de idade interessadas em desenvolver seu potencial criativo. Mais informações, vide anúncio ao lado.


“Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.

Quando tiveres cumprido o teu dever, resta-te ainda outro, mostrares-te satisfeito”.

GOETHE

FELIZ ANO NOVO!


Publicado em 31 de dezembro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.