Ypê Tem vagas de emprego exclusivas para PcD e contratação imediata

Pessoas interessadas devem se inscrever nos dias 10 e 11 de junho na Prefeitura de Amparo. As oportunidades são para PcD, todos os gêneros com atuação em áreas como Logística, Operação Industrial e Administrativo

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, abre vagas para pessoas com deficiência (PcD) em áreas como Logística, Operação Industrial e Administrativo da Ypê em Amparo, no interior de São Paulo.

Os interessados devem comparecer à sala das Licitações da Prefeitura de Amparo, localizada na Rua Bernardino de Campos, 705, no centro da cidade, nos dias 10 ou 11 de junho para fazer a inscrição e passar por uma triagem com a equipe de Atração e Seleção de Talentos da Ypê.

Segundo a empresa, as pessoas que forem contratadas terão benefícios como assistência médica e odontológica, participação nos lucros ou resultados (PPR), previdência privada, seguro de vida, transporte fretado, refeição no local, vale alimentação, cesta mensal de produtos Ypê.

O que é PcD?

A sigla PcD refere-se às pessoas com deficiência, ou seja, trata-se da nomenclatura correta para designá-las. Por muito tempo, convencionou-se usar os termos “portador de deficiência” ou “portador de necessidades especiais”, mas esses caíram em desuso.

Sendo assim, evidenciar a pessoa antes da deficiência é a forma correta de se referir a elas, respeitar a individualidade de cada uma e promover a inclusão.

Lei de Cotas PcD

Um dos mecanismos legais que a Justiça brasileira dispõe para diminuir o abismo de desigualdade entre as pessoas sem e com deficiência é o art. 93 da Lei nº 8.213/91.

Ela também é conhecida como Lei de Cotas, uma vez que estabelece uma porcentagem mínima de contratações de PcD no quadro de funcionários das empresas.

Uma empresa que tem 100 ou mais empregados, por exemplo, está obrigada a destinar entre 2% e 5% das vagas para pessoas com deficiência. Não se trata de conceder benefícios, mas de garantir os direitos dessa população por meio da inclusão no mercado de trabalho.

Quem se enquadra como PcD?

Para ingressar em uma vaga de trabalho na cota de PcDs, é preciso que a deficiência apresentada cumpra os critérios estabelecidos pela legislação.

Para isso, a pessoa deverá passar por avaliação médica especializada. Diante do exame clínico e dos laudos ou exames complementares – quando necessários –, ela será enquadrada ou não, considerando não só o tipo, mas também o grau de deficiência.

A avaliação médica é necessária, pois nem todas as patologias são enquadradas na cota de pessoas com deficiência. Avalia-se o tipo de deficiência e os impedimentos que, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade, em condições de igualdade com as demais pessoas.

Veja quais as deficiências se enquadram, conforme o Decreto nº 3.298/99:

  • Deficiência física/motora.
  • Deficiência intelectual/mental.
  • Deficiência visual.
  • Deficiência auditiva.
  • Deficiência múltipla (quando a pessoa possui mais de um tipo de deficiência).

Foto: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/25/primeiro-pedagio-sem-cancela-de-mg-comeca-a-funcionar-dia-04-06-em-monte-siao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/26/lindoia-registra-colisao-de-veiculos-neste-domingo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *