Sarapatel nº 30, por Ismael Rielli

Sarapatel nº 30

As janelas estão abertas até 5 de abril. É tempo de mudanças, de acomodações em que as abóboras se ajeitam. Os candidatos analisam minuciosamente o contexto para decidir em que partido têm mais chance de sucesso.

XXX

Tucanos – Aves em Extinção

Em São Paulo, capital, o PSDB tinha 8 vereadores. Só ficou 1, sete pularam do muro em busca de outras legendas.
Pensar bem que, durante longos 30 anos, os Tucanos foram donos de baraço e cutelo do estado de São Paulo, com os governadores Covas, Alckmin, Serra e Dória. Serra e Bruno Covas foram prefeitos da capital. Incrível como esse partido desmilinguiu, sorveteu.

X X X

Dia 5 é também a data final para desincompatibilizações. Então ficaremos sabendo se João Orru, Rogério Rizzo, Mário Sérgio, Joel Parafuso, Cristiano Percival, Samuel Mantovani vão disputar as eleições de 6 de outubro.

X X X

Nomes ventilados

Para o cargo de burgomestre: Mauricio Mariano, Paulo Galoti, Rogério Rizzo, Dú Zucato, João Orru, Geraldinho, Cabrita…

X X X

Pode ou Não Pode

É inelegível ou não o bi ex-prefeito Geraldinho?

Há quem jure, de pés juntos que é inelegível, contudo ele diz que pode e vai concorrer. Se isso acontecer, é voz corrente, quase todos os outros desistem e teríamos uma curiosa contenda das dinastias Mantovani X Mariano. Disso só vamos ficar sabendo em julho. Por enquanto só conheceremos o time de cada partido. Quem quiser candidatar-se tem de estar filiado a um partido até o dia 5 do próximo mês. Esse ano não haverá uma aluvião de candidatos a vereadores porque cada partido só pode lançar 9+1, dez candidatos, com 3 vagas reservadas às mulheres . É ai que a roda pega.

X X X

Pobre Haiti

Eta paisinho sofrido!
Um dos primeiros da América Central a se libertar, em mais de 250 anos o Haiti nunca conheceu a verdadeira democracia. Amargou a ditadura dos Duvalier: Papa e Baby Doc, teve a quase totalidade de seus presidentes depostos por golpes sangrentos. Não bastasse tudo isso foi, severamente, destruído por violento terremoto que levou nossa querida Zilda Arns, da Pastoral da Criança. Irmã de D.Paulo Evaristo.

X X X

Tropas brasileiras

Comandadas pelo execrável general Heleno, estiveram lá por alguns anos como força de paz da ONU. Uma passagem meio nebulosa que não enaltece, pelo contrário, desonra nosso exército. Teria havido abuso vários e variados de nossos soldados, acobertados e estimulados pelo golpista Heleno.

X X X

Agora ele está à matroca. Inúmeras gangues de milicianos tomaram conta do país sem lei e sem ordem. O Brasil, São Paulo e alguns outros estados, e a Igreja Católica da baixada do Glicério, têm acolhido muitos haitianos que aqui chegaram pelo Acre. Muitas famílias já se aclimataram e aqui reconstroem suas vidas.

X X X

Nada contra os Israelenses. Tudo contra Netanyharu.

Que vai se isolando a cada dia que passa. Ninguém em sã consciência, pode aprovar a matança de civis: mulheres, crianças. Mais de 33 mil. Agora ele usa a fome como arma de guerra o que é totalmente inaceitável pela ONU. É deprimente ver Gaza destruída, em escombros e os palestinos, como gado, tocados para o sul da faixa, onde em Rafah na divisa com o Egito se aboletaram mais de um milhão e duzentos mil desabrigados e àcata dos membros do Hamas, os soldados judeus matam diariamente dezenas de civis que os terroristas usam como escudo. Defender o que fez o Hamas em 7 de outubro quem há de? Mas, porém a reação do genocida Netanyharu é desmedida, e inaceitável, e inconcebível.

Como é sórdido o ser humano! Consta que tanto os terroristas do Hamas, quanto os soldados israelenses violentaram muitas mulheres antes de executá-las.

X X X

Lula tem razão

O que acontece em Gaza é inaceitável. Urge acabar com esse morticínio de inocentes.

X X X

Tanto lá como cá

Aqui também a policia do Derrite e do Tarcisio tem matado muito inocente na Baixada Santista. Até um jovem cego foi executado. Eta governador truculento que escolheram.

X X X

São Paulo a casa da mãe Joana

O governador é carioca, o secretário da educação veio do Paraná para vender seus produtos pra secretaria e pra implantar dezenas de escolas militares. Entrementes, bagunçou totalmente a atribuição de aulas e hoje temos uma legião de professores passando dificuldades.

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia.

* colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel Nº 30.

Além de Sarapatel Nº 30, leia outros textos de Ismael Rielli:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/07/sarapatel-no-29-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/11/sicut-transit-gloria-mundo-homenagem-ao-nunes-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/11/a-turma-do-donato-ventura-renzo-por-ismael-rielli/