Sarapatel Nº 29 , por Ismael Rielli

Sarapatel Nº 29 (novembro)

Números inaceitáveis

No primeiro semestre deste ano ocorreram no Brasil 722 feminicidios. Quatro mulheres executadas por dia.

Com carinho todos que quiserem voltarão.

Dez vôos de avião da FAB trouxeram de volta pra casa 1477 brasileiros que estavam no palco da Guerra 8 vôos de Tel Aviv, um da Jordânia e outro do Egito. Já no primeiro vôo veio o nosso conterrâneo Capitão Aquino que estava visitando a Terra Santa.

*****

Esse ano, por aqui já pródigo em chuvas o reservatório do Cavalinho Branco não baixou. Nem por isso pode o poder publico descurar do abastecimento d’água. Digno de encômios o convênio para bombear do Rio do Peixe, água para nós, em caso de necessidade, na época de fortes estiagens.É melhor prevenir do que remediar. Essa adutora só funcionará quando nosso manancial se revelar insuficiente.
Afinal a verba pra essa obra vem de emenda do deputado federal Arnaldo Jardin ou do DAEE?

Placa
Implantação da adutora de agua bruta do Rio do Peixe até a Represa Cavalinho Branco.
Investimento total R$ 11.375.000. Inicio 02/10/2023 prazo 12 meses. DAEE. Nesta obra não há utilização de amianto ou produtos dele derivados, por ser prejudicial à saúde.

*****

Eliminei a cote d’Azur das minhas próximas andanças pela Oropa.Restaurantes cobram R$ 26 mil para alugar mesa na francesa Saint Tropez.

Uma mesa para jantar por 5 mil euros, uma gorjeta de 500 euros rejeitada por ser, muito baixa.Saint Tropez, como se sabe, não é uma cidadezinha de praia qualquer.

Durante a segunda metade do século passado, foi um dos redutos de verão favorito de estrelas do Jet Set Europeu.

Não vou também pras Ilhas Baleares, na Espanha, Ibiza esfola o turista. O aluguel de um guarda sol com 2 cadeiras custa 200 euros, mais de mil reais mas isso não é tudo para conseguir um lugar, é preciso uma consumação mínima de 1000 euros.

Decididamente não vou conhecer Ibiza!

*****

Recado de Ruy Castro para Lula 10/11/23

Se Lula se atrever a manipular as instituições, corromper o exército e criar condições para um golpe, denuncia-lo-ei de pronto. Se, no caso de uma epidemia, recusar-se a fornecer ao povo medidas de proteção e deixar morrer 700 mil brasileiros, não o deixarei em paz. E se entregar ministérios essenciais como a saúde, a educação e o meio ambiente a rematados pilantras, nunca vou parar de atormentá-lo.

Se eu souber que Lula fez do MEC um quiosque para a venda de Bíblias, que abarrotou as forças armadas com próteses penianas e comprimidos de viagra e que sua mulher recebe cheques de homens estranhos, ai é que ele não me escapa mais. Quanto a seus filhos, que experimentem condecorar milicianos e matadores e comprar mansões com dinheiro de rachadinhas lavado em lojas de chocolates.

Lula, portanto, que fique avisado.

*****

Dentre tantas profissões bonitas destacam-se a carpintaria, a marcenaria, que nos remetem a São José: carpinteiros e marceneiros são verdadeiros artistas e o Paraná do fusquinha azul foi um deles.
Orientado pelo engenheiro Leonardo Franchi, Paraná construiu os dois ranchinhos que enfeitam a Orla do Cavalinho Branco. Obra complexa de um só, pé, de difícil execução, que as mãos hábeis do Paraná produziram.

Paraná foi, os ranchinhos ficaram.

*****

Pelas estradas e, principalmente, pelas ruas do brasil, circulam 35 milhões de motos. Uma para cada 7 brasileiros. Vêm da zona franca de Manaus e se tornam instrumento de trabalho pra muita gente. Com o boom do delivery aumentou exponencialmente a venda de motos, um veículo relativamente barato, rápido, de fácil estacionamento, mas porém muito perigoso. Na cidade de São Paulo todo dia morre pelo menos 1 motoqueiro. No nordeste elas substituíram os jegues.

*****

hão de se lembrar do sucesso da musica Luar de Vila Sônia cantada por um presidiário da região.
Pois foi na Vila Sônia que traficantes internacionais alugaram uma casa onde aboletaram mais de 30 ”mulas” para treiná-los para contrabandear cocaína para Europa. Tinham aulas para aprender a engolir papelotes e dilatar o estômago. Bem treinados ingeriam até 150 papelotes e voavam para a Europa. Bem sucedido na missão recebiam até 20 mil reais. Alguns vistoriados por scanners eram presos em flagrante. A maioria embarcava com o bucho cheio. Nigerianos e Nordestinos são as principais mulas. Se um papelote estourar, morte certa.

Canito’s

José Benedito de Souza Freitas, o Canito de Lindóia, filho da Professora Iracema que empresta o nome à Escola da Praça, na década de 80 escreveu frases curtas e irônicas para um calendário de nome Um Ano de Bom Humor.

Divirtam-se:

  • Coisa mais sem graça: mesmo que a gente não vire a folhinha, o tempo passa.
  • Às transcendentais indagações que afligem o homem desde o início dos tempos (quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?) acrescenta-se hoje uma ainda mais perturbadora: conseguiremos estacionar?
  • Tem gente que ao comer carne de porco está no mínimo cometendo a antropofagia.
  • Se o mundo é assim e foi criado por deus, já pensaram no que seria se fosse obra do diabo
  • Analises comprovam: existem vestígios de leite no leite vendido em são Paulo.
  • A única vantagem de ir pro inferno é a certeza de lá se encontrar uma porção de gente conhecida.
  •  O dia que a ultima arvore do Brasil for derrubada, ouvir-se-à um grande clamor de protesto e revolta. Partido naturalmente dos donos de serrarias e dos fabricantes de serras.
  • Mineiro é assim: entra na chuva pra se molhar. Mas vai de capa, guarda-chuvas e galochas.
  •  Perdeu-se um carnê de financiamento. Pede-se a quem achou a fineza de quitá-lo.
  • O que é o mundo. Pra criança rica comer é preciso insistir. Já a criança pobre insiste em comer.
  • Existem políticos que não têm só piscina em casa. Tem também um mar de lama.
  • O sonho dos colecionadores: o dia em que todos os países pararem de emitir moedas, notas e selos e eles puderem enfim completar sua coleção.
  • O que dizer da elite dirigente? Que não é nem uma coisa nem outra, provavelmente.
  •  Um horrível pesadelo teve barata. Sonhou que era Franz Kafka.
  •  Pelado todo mundo nasce. Mas vendo as revistas masculinas a gente fica achando que tem mulher que pelada nasceu e pelada continuou.

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia.

* colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel Nº 29.

Além de Sarapatel Nº 29, leia outros textos de Ismael Rielli:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/25/sarapatel-no-28-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/05/28/sarapatel-no-27-por-ismael-rielli/