PM Ambiental intensifica fiscalização na Piracema

A Polícia Militar Ambiental realiza a Operação Piracema de 01 de novembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024, com o objetivo de coibir a pesca predatória.

Com a chegada do período da Piracema, a Polícia Ambiental reforça seu compromisso na proteção dos recursos hídricos e na preservação dos ecossistemas aquáticos. Durante a operação, os efetivos terrestre enáutico estarão em ação para fiscalizar e combater atividades ilegais, tais como a pesca predatória, a comercialização irregular de pescado nativo e o armazenamento inadequado desses produtos.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, é fundamental para a proteção destes recursos naturais as parcerias com a população local e de regiões circunvizinhas.

“A Polícia Militar Ambiental conta com o apoio da comunidade no combate à pesca predatória, bem como na denúncia de qualquer atividade suspeita.
Juntos, trabalharemos para garantir a proteção dos nossos ecossistemas aquáticos e a manutenção da biodiversidade. A colaboração de todos éessencial para o sucesso da Operação Piracema e naconstrução de um ambiente mais sustentável para as futuras gerações”, destaca em nota.

Para mais informações ou denúncias, entre em contato pelo e-mail:
[email protected]

LIGUE:

  • Base de Atibaia (11) 4412-7613 (11) 4418-2892
  • Base de Amparo (19) 3807-5435
  • Base de Jundiaí (19) 4588-8960
  • Sede em Campinas (19) 3790-1420

O que é Piracema?

A Piracema é o período em que grandes cardumes de água doce migram por longas distâncias, subindo os cursos dos rios em direção a suas nascentes em seu período de reprodução. A palavra tem origem tupi, onde “pirá” significa peixe e “sema” significa saída, portanto, “saída de peixe”.

Porque os peixes sobem o rio na piracema?

Na subida em direção à cabeceira dos rios buscando um local apropriado para a desova e alimentação, contra a correnteza, os peixes enfrentam longas jornadas, com obstáculos naturais e também as construções humanas, como barragens hidrelétricas.

É nesse período que ocorre a produção de hormônios para que seus órgãos reprodutores (ovários, testículos e gônadas) se desenvolvam e os gametas amadureçam, o que é necessário para que seu ciclo de vida se complete. Por isso a população de diversas espécies pode ser afetada, de forma direta e indireta, caso a piracema seja interrompida antes das fêmeas realizarem a desova e os machos fertilizarem os ovos.

Qual é o período de piracema?

O fenômeno da piracema é geralmente observado no início da estação das cheias (e das chuvas). Porém, dada a grande extensão territorial e biodiversidade brasileira, não há como determinar um único local onde ocorre a piracema, nem um único período de tempo.

Foto: Operação Piracema (Divulgação / PM Ambiental)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/31/renovias-preve-fluxo-de-538-mil-veiculos-durante-feriadao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/30/brincar-de-colorir-expoe-arte-dos-moradores-do-asilo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/30/sustentabilidade-inventario-de-emissoes-da-ype-recebe-selo-ouro/