Brincar de Colorir expõe arte dos moradores do Lar São José

O Lar São José, mais conhecido como Asilo de Monte Sião, vem desenvolvendo juntos aos idosos uma terapia pedagógica que oferece atividades como oficinas de artes, música, jogos e recreação, que contribui na melhora de algumas doenças decorrentes da idade através do “Brincar de Colorir”.

O projeto “Brincar de Colorir” é  uma ação que além de valorizar a arte produzida por seus moradores, dá visibilidade ao trabalho humanizado da instituição, além de mobilizar a população a colaborar com os idosos.

Segundo Daize Adriani, Coordenadora Pedagógica do Lar São José, as telas produzidas pelos moradores da instituição demonstram os aspectos artísticos e lúdicos dos idosos.

O objetivo deste projeto “Brincar de Colorir”, segundo a educadora, é melhorar a comunicação, elevar a autoestima, além de estimular a socialização e concentração.

“A pintura contribui significativamente na coordenação motora fina que se perde no decorrer dos anos. Estudos mostram que pessoas muitos tímidas ou retraídas, conseguem expressar melhor seus sentimentos e emoções ao pintar, além de estimular a atividade cerebral e concentração”.

A iniciativa ganhou apoiadores e o Sicoob Circuito da Águas patrocinou o projeto na compra de telas, tintas e pincéis.

Na semana da arte, de 14 a 18 de Agosto, foi realizada uma exposição das telas na Agência do Sicoob Circuito das Aguas, em Monte Sião, que contou com a presença dos idosos que puderam mostrar seus trabalhos, falar sobre as pinturas e da alegria e orgulho que sentiram com esse projeto. Durante a semana os idosos também deram entrevista na Rádio Cidade das Malhas.

Segundo a direção do Lar São José, ainda neste ano será realizada uma exposição itinerante nas escolas, Câmara de Vereadores, Prefeitura e hotéis.

Brincar de Colorir

Os trabalhos dos moradores do Lar São José podem ser adquiridos na Instituição. O apoiador aplica o valor simbólico das telas e contribui para as oficinas pedagógicas da entidade.

Fundada em 1957, vem ao longo dos anos fortalecendo a sua identidade no âmbito da Assistência Social. Hoje o asilo é administrado pelo Luís Eduardo de Camargo Robert e atende 54 idosos. A entidade sobrevive dos benefícios do INSS, subsídios, convênios, festa anual e doações. O lar funciona 24 horas por dia e possui 22 funcionários.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/26/prefeitura-de-aguas-abre-concurso-para-40-cargos-incluindo-gcm-e-educacao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/30/sustentabilidade-inventario-de-emissoes-da-ype-recebe-selo-ouro/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/10/28/ibge-revisao-do-censo-2022-aumenta-4-pessoas-em-lindoia-e-101-em-aguas/