Aberto prazo para insenção de taxa do Vestibular das Fatecs

Estão abertas as inscrições para o pedido de isenção total e/ou redução de 50% na taxa do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o primeiro semestre de 2024. O prazo vai do dia 25 de setembro até as 15 horas do dia 13 de outubro de 2023.

Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos. Neste caso, devem efetuar duas inscrições. Os interessados precisam preencher o formulário específico, disponível no site http://www.vestibularfatec.com.br.

Para solicitar a isenção é necessário que o candidato tenha concluído integralmente o Ensino Médio; que esteja finalizando o 3º semestre do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas da rede pública de ensino ou em instituições particulares; ou concluindo o curso no CEEJA (Centro Estadual de Jovens e Adultos) com carga horária flexível e atendimento individualizado.

É necessário ainda que o interessado integre grupo familiar cuja renda mensal máxima não ultrapasse dois salários mínimos por morador ou em caso de candidato independente, ter sua renda bruta mensal máxima de 2 salários mínimos.

Para a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, o candidato deverá comprovar que é aluno regularmente matriculado em qualquer série do Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursinho pré-vestibular, graduação ou pós-graduação.

O mesmo deve ainda receber salário menor que dois salários mínimos ou estar desempregado. Entende-se por remuneração mensal a renda bruta mensal do candidato, composta do valor bruto do salário, proventos, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos de patrimônio, e quaisquer outros.

Ao acessar o site www.vestibularfatec.com.br, na seção “isenção/redução”, o candidato deverá preencher corretamente o formulário e em seguida acessar o link “Envio de Documentos” e realizar o envio dos documentos, por meio digital (upload). Não serão avaliados os documentos ilegíveis e/ou com rasuras ou proveniente de arquivo corrompido. Também não serão considerados os documentos enviados pelos correios, por e-mail ou entregues nas secretarias das faculdades.

Os documentos comprobatórios enviados de forma incompleta ou em desacordo com as regras estabelecidas no regulamento serão excluídos do processo de solicitação de isenção/redução da taxa de inscrição. O candidato que se enquadrar nos requisitos exigidos para a isenção e redução poderá simultaneamente efetuar duas inscrições, uma para a isenção e outra para a redução.

O resultado da seleção deve ser divulgado a partir do dia 08 de novembro, no site oficial do Vestibular. O candidato beneficiado com a isenção ou o desconto de 50% da taxa deverá finalizar a sua inscrição para curso desejado antes do dia 12 de dezembro, às 15h00. Já as inscrições para quem não atende os critérios da Isenção e Redução tem início no dia 16 de outubro e também se estendem até o dia 12 de dezembro. A aplicação da prova está prevista para acontecer no dia 07 de janeiro de 2024. Mais informações sobre o processo seletivo, como provas e gabaritos das edições anteriores podem ser obtidas diretamente no site www.vestibularfatec.com.br.

Caso o candidato necessite poderá efetuar todo procedimento na secretaria da Fatec em que pretende estudar.

Vestibular – primeiro semestre de 2024

A partir do resultado da solicitação da isenção/redução da taxa do Vestibular, no dia 08 de novembro (15h00), o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição, exclusivamente pela internet, em um único curso de graduação na Fatec de sua escolha até as 15h do dia 12 de dezembro. O Manual do Candidato estará disponível para download gratuito no site.

Mais informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br .

Fatec Mogi Mirim 

Segundo a administração da Fatec Mogi Mirim, os candidatos que desejarem obter mais informações sobre os cursos e conhecer as instalações e laboratórios da Fatec “são muito bem-vindos. Basta enviar um e-mail para a Direção da Unidade – [email protected] para ajustar o agendamento”.

A Fatec Mogi Mirim oferece os seguintes cursos:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • ADS (AMS)
  • Fabricação Mecânica
  • Mecatrônica Industrial
  • Projetos Mecânicos

Fatec Itapira

Ao todo a Fatec de Itapira está ofertando 120 vagas, todas no horário noturno para os seguintes cursos superiores: Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas), Gestão da Produção Industrial (40 vagas) e Gestão Empresarial (40 vagas).

Outras informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas desenvolvidas pela Fatec de Itapira podem ser obtidas através do site www.fatecitapira.edu.br; na fan page Fatec de Itapira ou pelo telefone fixo e também WhatsApp (19) 3843-1996.

A Fatec Itapira oferece os seguintes cursos:

  • Desenvolvimento de Software Multiplataforma
  • Gestão da Produção Industrial
  • Gestão Empresarial

Veja o cronograma do Vestibular para o 1º Semestre de 2024:

  • De 26/09/2023 a 13/10/2023 – Inscrição para solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição
  • De 16/10/2023 a 12/12/2023 – Inscrições para o Processo Seletivo Vestibular no site www.vestibularfatec.com.br
  • Dia 08/11/2023 – Divulgação da análise dos pedidos de isenção e redução
  • 07/01/2024 – Exame
  • 07/02/2024 – Previsão início das aulas

Foto: Fatec de Itapira (reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/26/prefeitura-aguas-de-lindoia-abre-processo-seletivo-para-estagiarios/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/24/atletas-de-serra-negra-participam-de-corrida-5km-como-pernas-voluntarias/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/23/horario-de-verao-nao-volta-este-ano/