Horário de verão não volta este ano

Apesar do desejo de parte da população, o horário de verão não será retomado em 2023. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia na tarde desta sexta-feira, dia 22,  em nota enviada ao jornal Hoje Em Dia.

No comunicado, o Ministério informou que foi implantado um planejamento seguro desde os primeiros meses do governo, e os dados não apontaram, até o momento, a necessidade de implementação do horário de verão. No entanto, o ministério não detalhou qual foi o plano usado para embasar a decisão.

Dividindo opiniões, o tema voltou a ser discutido com mais força desde o período eleitoral de 2022, sobretudo nas redes sociais. Em uma enquete realizada em novembro do mesmo ano, o à época presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou a questão em pauta. Na ocasião, 69% dos votos foram favoráveis ao retorno.

O horário de verão foi realizado pela última vez em 2018, no governo do presidente Michel Temer (MDB). Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  extinguiu o horário sob alegação de que as mudanças no hábito de consumo de energia tornaram a prática desnecessária.

Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão surgiu como uma estratégia para reduzir o consumo de energia por meio do aproveitamento da iluminação solar.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/22/aguas-e-serra-negra-aprovam-lei-do-piso-salarial-a-enfermagem/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/21/serra-negra-sedia-1o-encontro-de-astronomia-amadora-ate-domingo-24/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/21/ponte-de-lindoia-sera-interditada-durante-o-dia-na-quinta-feira-28/