Vestibular Unesp 2024 abre inscrições nesta segunda-feira (4)

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir desta segunda-feira, dia 4, as inscrições para o Vestibular 2024, com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades.

Os candidatos deverão se cadastrar até as 23h59 do dia 9 de outubro, pelo site da Fundação Vunesp. O Manual do Candidato, com todas as orientações sobre o exame, está disponível nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

Será encerrado no domingo (3/9) o prazo para o recebimento dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa, cujo valor integral é de R$ 192. Os interessados poderão se inscrever ou cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Vunesp.

As provas da Unesp serão realizadas em duas fases, em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo. A primeira fase será aplicada no dia 15 de novembro, feriado nacional, quarta-feira. O exame será composto por 90 questões de múltipla escolha. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 10 e 11 de dezembro, com 36 questões dissertativas e uma redação.

Distribuição de vagas

Além das 6.596 vagas do Vestibular 2024, a Unesp destinará outras 934 vagas no Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), exame para ingresso de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo em cinco instituições paulistas, entre elas a Unesp, com edital a ser divulgado futuramente.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Dados sobre a Unesp

A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina. Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento.

Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 54 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos para a comunidade. Três escolas de ensino médio/técnico também são mantidas pela Unesp, que possui cerca de 1.900 laboratórios e 33 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.

Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/03/centro-paula-souza-abre-inscricoes-para-ensino-medio-eja-profissionalizante-online/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/02/jaguariuna-tem-festa-italiana-neste-final-de-semana/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/02/educacao-de-sp-prorroga-ate-dia-7-inscricoes-professores-do-ensino-tecnico/