Jaguariúna tem Festa Italiana neste final de semana

Jaguariúna é sede  de uma grande “Festa Italiana” até domingo, dia 3 . O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Jaguariúna.

“Essa iniciativa é uma homenagem aos imigrantes de toda a região. Herdamos hábitos, costumes e uma culinária riquíssima presente ainda hoje. É importante lembrarmos de nossas raízes e celebrar”, pontua Renata Tannuri Meneghetti, diretora executiva da Elo Produções.

A história do município por onde já passaram tropeiros, boiadeiros e bandeirantes e que, atualmente, é muito relacionada às “festas de peão”, traz registros de um pleno desenvolvimento impulsionado pelos imigrantes italianos, no final do século XIX. A Vila Bueno, que deu origem a Jaguariúna, remonta a essa época.

“Estou muito feliz com este evento italiano em Jaguariúna, uma vez que no próximo ano comemoramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sem dúvida, Jaguariúna desempenha um papel fundamental nesta história”, afirmou Graça Albaran, Secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna.

O evento se integra às comemorações de 69 anos do município e traz consigo “abraços” a personagens folclóricos na cidade e seus descendentes.

Tradição e Cultura

A festa assinala, ainda, a importância da preservação das tradições culturais e do resgate à memória do município, como ressalta Miriam Alzira de Souza Zanon. Descendente de italianos que saíram da região do Vêneto e se estabeleceram em Jaguariúna, ela fundou e presidiu, em 21 de dezembro de 2004, a Comunità Italiana de Jaguariúna. Foi extinta em 2019 por haver cumprido sua missão, na gestão do então diretor Paulo Sérgio Marchezin. Todo o acervo consta, hoje, na Casa da Memória de Jaguariúna.

“Ainda tenho alguns arquivos em casa, mas o grande acervo da comunidade é todo público. Nossos objetivos foram cumpridos. Tivemos o resgate das famílias italianas, um convênio para aulas de italiano nas escolas, já descontinuado; e pudemos promover vários eventos, inclusive os de rua. O último desse tipo, grande, foi 2005. Entendemos que qualquer pessoa interessada pode estimular iniciativas e eventos assim e fico feliz em poder participar deste momento, assim como todos os interessados e a comunidade”, lembra e ressalta, com carinho.

Pois as atrações culturais devem agradar a tutti/ a todos! A abertura oficial, com a entrada das bandeiras dos dois países, deve emocionar: será às 19h da sexta-feira (1º de setembro) e haverá, ainda, a exibição de arquivos históricos. Depois, seguirá em ritmo dançante com a apresentação da Soul Boggie Orchestra (rock dos anos 40, 50 e 60).

Programação

No sábado, dia 02, a programação começa às 12h30. Destaque ao grande show com o reconhecido cantor italiano Tony Angeli, às 20h. Radicado no Brasil desde a década de 1960, ele é considerado “o intérprete” da música italiana.

Entre os sucessos eternizados por ele, a divertida “Funiculi, Funicula”. “Apesar de ter a agenda sempre concorrida, Tony Angeli acolheu o evento com muita alegria. Está nas principais festas italianas e não poderia faltar em Jaguariúna”, comemora Renata. “Ele já esteve conosco noutras ocasiões em Jaguariúna, será bom revê-lo”, comemora Miriam.

Para o domingo, dia 03, estão previstas diversas apresentações de danças típicas e, às 19h, show da Banda Monallizza – Tim Maia Tributo – que arrebata o público por onde passa.

SERVIÇO:

O quê: Elo Produções apresenta sua “Festa Italiana” em Jaguariúna
Quando: de 1º a 3 de setembro: das 18h às 22h na sexta-feira; e das 12 às 22h no domingo.
Onde: no Boulevard do Centro Cultural, ao lado da Estação da Maria Fumaça de Jaguariúna/SP e parte integrante do integra o roteiro turístico e cultural daquele município.
Quanto: não paga para entrar, mas pedimos que colaborem com as ações culturais e beneficentes; e doem macarrão e/ou ração para pets.
Realização: Elo Produções. Instagram: @eloproducoes | WhatsApp: +55 19 99733-1398 (Renata). O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Jaguariúna.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/01/aguas-de-lindoia-sedia-2o-encontro-brasileiro-de-vw-classico/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/02/educacao-de-sp-prorroga-ate-dia-7-inscricoes-professores-do-ensino-tecnico/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/01/shows-de-artistas-regionais-animam-a-festa-da-padroira-de-lindoia/