Sarapatel nº20, por Ismael Rielli

Sarapatel nº20

Você já viu o Deck que se está construindo na borda da Represa Cavalinho Branco? Uma obra elogiável que vai atrair mais caminheiros para aquele apetecido e aprazível rincão da Pérola das Estâncias?

*****

O brasileiro está ansioso para votar. Já somos mais de 156 milhões de eleitores. Cresceu bastante o número de jovens de 16 a 18 anos que se credenciaram para participar do pleito de outubro, para gaúde de certo candidato e desconforto de outro. Houve uma campanha de artistas, especialmente cantoras, que incentivou o aumento substancial de jovens eleitores: 21 milhões.

*****

Cada ponto percentual das pesquisas de intenção de votos equivale a 1 milhão e quinhentos mil sufrágios.
Se um candidato tem 12 pontos de vantagem sobre o adversário, isso significa que ele tem cerca de 18 milhões de votos e mais. É uma boa margem, mais do que todos os eleitores de MG, somam 16,3 milhões.
As eleições desse ano terão 8,5 milhões a mais de votantes que as de 2018.

*****

Cresceu também o número de brasileiros no exterior que se registraram para votar. São 697 mil, 344 mil a mais do que em 2018. Incluídos ai minha filha e meu neto que votarão só para presidente em Colônia, na Alemanha.

*****

A propósito você sabe em que país há o maior número de brasileiros? Japão? States? Portugal?
Não. Campeão disparado é o Paraguai.

*****

Já tivemos aqui na Pérola das Estâncias um candidato a deputado federal pelo PTB: Geraldo Mantovani. Agora pelo PSB temos uma candidata a deputada federal: Rivanda Rielli.

*****

Enriquecendo o léxico:
Graças ao Tchutchuca do Centrão, nossa língua ganhou dois novos vocabulários: Motociata e Lanchiata.

*****

Eram 12, agora são 10 os candidatos a presidente.
O PRONA retirou a candidatura de Pablo Marçal e o TSE impugnou Roberto Jefferson.
Vejamos as riquezas declaradas de cada um:

  • 1º Pablo Marçal 96.900.000
  • 2º Felipe Dávila (NOVO) 24.620.000
  • 3º Lula 7400.000
  • 4º Eymael (DC) 6.560.000
  • 5º Ciro Gomes (PDT) 3.040.000
  • 6º Tebet (MDB) 2.300.000
  • 7º Bolsonaro (PL) 2.300.000
  • 8º Soraya Tronick(União Brasil) 783.000
  • 9º Roberto Jefferson (PTB) 745.300
  • 10º Sofia Manzano (PCB) 498.000
  • 11º Vera (PSTU) 8.805
  • 12º Léo Pericles (UP) 197,31

*****

Rodo, Lago, Estância Azul, Lindóia, Tamoyo, Plmeirinha, Corinthinha são antigos times de futebol que alegravam as tardes de domingo no Campo Amor, absorvido pela Praça Adhemar.

*****

É muita coisa.
Em 2 anos de governo do MITO a devastação da Amazônia corresponde a área do estado de Sergipe. Quousque tandem seu Jair? Atividade ilegal em terra indígena sobe 180% em 4 anos.

*****

Aos 75 anos Morreu José Luís Cutrale, Rei da Laranja. 1 de cada 3 sucos de laranja consumidos no o mundo são produzidos pela Cutrale, que exporta suco para mais de 90 paises. José Luis começou a carreira trabalhando com o pai, José Cutrale Júnior, o “Rei da Laranja”, no Mercado da Cantareira, na capital paulista. Passaram a investir no cultivo e plantio de laranja e, 20 anos depois, em 1967, fundaram a Cutrale, que viria a ser uma das maiores fabricas de suco der laranja do mundo, em Araraquara.

*****

Aumenta o numero de candidatos para governadores nos 27 estados. Apresentam-se 223 candidatos.
10.30 candidatos disputam uma das 513 cadeiras da câmara federal. No senado estão em disputa 27 das 81 cadeiras e para elas concorrem 233 candidatos.

*****

As 39 cidades da região metropolitana de São Paulo tem 16,4 milhões de eleitores; os outros 606 municípios do interior contam com 18,2 milhões.

*****

Muito triste, muito doído.

Ver a foto panorâmixca estampada na Primeira Página da Folha, do centenário Liceu Coração de Jesus, que vai encerrar suas atividades.

Ocupa 17mil m² no centro velho de São Paulo, região agora dominada pela cracolândia. Não resistiu a evasão de alunos causada pela insegurança. Já teve mais de 3.000 alunos e hoje não chega a 200. Tornou-se economicamente totalmente inviável.

Um dos mais tradicionais colégios do país, o Liceu Coração de Jesus foi fundado em 1885 com o apoio da Princesa Isabel.

Lá estudaram os atores Grande Otello e Fúlvio Stefanini, o cantor e compositor Toquinho e nosso conterrâneo Rubem Jardim, dentre muitos outros personagens de nossa história.
Depois de 137 anos de glória o Liceu encerra suas atividades no fim de ano. Muito lamentoso, como diria nosso saudoso Inho Gatolini, com m….. LAMENTOSO.

*****

As Mulheres Brilharam.

No debate da Band. Ambas as duas senadoras do Matogrosso do Sul se saíram muito bem.
Alias os temas mulher, feminismo tomaram boa parte do tempo.

Nesse item o COISO derrapou feio, perdeu pontos ao se atritar com a jornalista Vera Magalhães. Soraya chamou-o de Tchuchuca perante homens e leão frente as mulheres. A doentia misoginia do Mito foi destacada também por Tebet e por Ciro, que lembrou a infeliz declaração de que, depois de 4 filhos, fraquejou e teve uma filha. Por que tanta raiva das mulheres? Perguntaram-lhe.

O inventor dessa gangorra onde vivemos é alguém muito competente que sabe dosar o sexo dos bebes. Total equilíbrio entre homens e mulheres com mínimas variações.

A china, para coibir o excesso de população, andou descartando meninas e aplicava multas a casais com mais de 2 filhos. Resultado: faltaram mulheres; sobraram homens, que começaram a casar com estrangeiras não deu certo. Acabaram essas maluquices.

Os Italianos, ao saudarem os amigos, desejam-lhes felicidades e “ tanti figli maschi”. Um absurdo. Não conhecem a alegria de ter filha mulher.
Bozo é descendente de Italianos.

*****

Quem é mais asqueroso: Aros (amigo, protegido, assíduo interlocutor de golpistas milionários) ou seu braço direito a Dra Lindora?

Reitero: a única coisa boa que Temer, o conspirador, foi escolher Alexandre de Moraes para ministro do STF.

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel nº20

Veja mais:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/10/sarapatel-no19-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/07/sarapatel-no-18-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/10/sarapatel-no17-por-ismael-rielli/