Sarapatel Nº17, por Ismael Rielli

Sarapatel Nº17

As esperanças na vida
São como ondas no mar:
Se uma esboça a despedida,
Outra lhe ocupa o lugar.

*****

Causou espécie a presença de um Big Shot do comércio local no Balão, no dia do trabalho, para apoiar o mito.

*****

Guerra na Ucrânia

Os relatos das mulheres ucranianas estupradas pelas tropas Russas lembram o horror das vitimas invisíveis que ficam sem voz na história oficial. No início de 1945, nos meses finais da 2º Guerra, tropas soviéticas estupraram mulheres alemãs quando atacaram o regime nazista. Uma onda avassaladora de suicídio de mulheres e do infanticídio forçado de seus filhos se alastrou pela Alemanha diante da impossibilidade de fugir do país, uma página esquecida da história.

Luiz Roberto da Costa Jr.

Linguagem do mito

Qualquer assunto é uma “cuestão” as respostas sempre começam com “no tocante a isso dai” e o já personalizado arremate “talquei” diz também que só joga e quer que o STF também jogue “dentro das quatro linhas”.

Divórcios crescem no Brasil

Em 2020 foram 77.509; em 2021 pulou para 80.573 é o que nos informaram os 8.580 cartórios de notas do país.

Genocídio Armênio

No maior dia de luto para os armênios e todos os seus descendentes, em 24 de abril, rememoramos com muito desgosto o 107º aniversário do genocídio do nosso povo, em 1915. Na primeira guerra mundial mais de 1,5 milhão de armênios foram assassinados pelo governo turco – otomano, por motivos políticos e religiosos. “a oportunidade apresentou-se para extinguir do solo turco uma raça cristã”, disse Churchill. Há relatos históricos e provas documentais, mas o comando turco insiste em não assumir erros e reconhecer o genocídio, como já o fizeram outras nações, como os Estados Unidos (Joe Biden, em 2021), dando-nos apoio e subsídio para alcançar a justiça!

Krikor Boyaciyan

Ministério da Defesa

Ministério da Defesa esbanja nosso dinheiro. Ultimas compras: milhares de latas de cerveja, uísque e conhaques finos, toneladas de filé mignon e picanha, além de bacalhau e camarão. E agora dezenas de milhares de comprimidos de Sildenafil, o genérico do Viagra e também próteses penianas.

Funções extintas

Quando o Bela Vista ainda era Sertãozinho a maior autoridade do bairro era o QUARTEIRÃO.

Ocuparam esse cargo: Antônio Leitão, Dito Carmelino, Irineu Gomes, Joaquim Cadete que, na década de 50, foi quem deteve a Irma, mulher do Cristiano do Carrinho de Pipoca e de Algodão Doce que acabara de cometer terrível uxoricídio. Na Rua Jaú onde moravam, Irma picou Cristiano a machadadas.

Já o Romildo Cadete, exímio laçador, irmão do Joaquim era o guarda noite encarregado de laçar cavalos soltos nas ruas e nas praças e conduzi-los ao “Curral de Conselhos” onde os cavalos e éguas eram aconselhados a não perambular por aí. Para resgatá-los os donos tinham que recolher a multa na prefeitura.
Com o advento do conselho tutelar sumiram os juízes de menores, cargos ocupados por Jacinto Moreira, Paixão, Waldemar Dauria.

Subdelegado também não há mais e já se foram o Ditinho Matielo e o Victor Domingues todos cargos honoríficos beneméritos, sem salário.

Questões:

1 – O que aconteceu com o ferro de passar roupa que caiu da mesa?

2 – Qual o resultado do cruzamento de uma cobra com o porco-espinho?

3 – O que a fechadura disse pra chave?

4 – O que está em cima de nós?

5 – Para que se molha o pastel no leite?

6 – Qual a doença que o pneu mais pega?

7 – Como se faz para ouvir um monte de piadas?

8 – Qual a parte do corpo que, perdendo uma letra, fica leve?

9 – Qual é o lugar da casa que está sempre com pressa?

10 – Somos todos irmãos e moramos na mesma rua, mas não na mesma casa. Quem somos ?

Respostas:

1 – Ficou passando mal.

2 – Um rolo de arame farpado.

3 – Vamos dar uma voltinha.

4 – O acento agudo.

5 – Para beber leite pasteurizado.

6 – Pneumonia.

7 – É só carregar um saco de pintinho nas costas.

8 – A perna. Se tirar o r fica pena.

9 – O corredor.

10 – Os botões da camisa.

*****

Compulsando as páginas de O AVANTE – jornalzinho mensal de nosso grupo escolar encontramos, na edição nº28, de maio de 1956, uma notícia de batizado, outra de nascimento.

Batizado

Na Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em São Paulo, dia 15 do corrente, foi levada a Pia Batismal, tornando-se cristã perante a Igreja Católica Apostólica Romana, a graciosa menina Ana Maria, Dileta filhinha do casal Inês Tortelli Maganha e Carlos Maganha. Serviram de padrinhos, no ato religioso, a Srta.Dulce Bosque Maganha e o jovem Tarcisio Citrângulo Tortelli.

Nascimento

Acha-se em festa do lar do Sr. Luiz Bueno Godoi e Dona Luiza Belini Godoi com o nascimento ocorrido dia 16 de março, de uma linda menina que na Pia Batismal receberá o nome de Suely Aparecida. Aos felizardos pais os cumprimentos do Avante com os votos de muitas felicidades.

*****

Precisamos de livros em vez de armas (Lula)…

Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel nº17

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/17/sarapatel-no-16-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/10/dalmo-um-democrata-um-amante-da-justica/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/15/eramos-13-somos-7-por-ismael-rielli/