Sarapatel Nº 18, por Ismael Rielli

Sarapatel Nº 18

Duas trovas de Francisco Fernandes Araujo, juiz poeta.

Depois de ter lido
a prova com fé,
tranquilo decido:
in dubio pró ré

se as nuvens cobrem o céu,
não se pode ver o sol:
in dúbio sempre pró réu
se a prova foge do anzol

*****

Não orna a Câmara Municipal sem o Texaco.

*****

Números assustadores, números escandalosos moram nas ruas de São Paulo cerca de 32 mil seres humanos. É muita gente. Quase duas vezes a população da “Pérola das Estâncias”.

*****

Em BH, 24 carros são roubados por dia.

Em São Paulo 42 celulares são roubados por hora.

*****

324 milhões jogados fora. É quanto custarão os novos cartões do Auxílio Brasil. É preciso apagar, substituiur o logotipo do Bolsa Família que nos remete ao adversário do Átila, semeador da cizânia.
Está nas mãos do TCU abortar esse assalto aos nossos combalidos cofres.

*****

A única coisa boa que o usurpador fez foi indicar Alexandre de Moraes para ministro do STF.
1319 o número de feminicídios em um ano no Brasil. A cada 7 horas uma mulher é morta, Uxoricídio, quase sempre, executados pelo cônjuge.

*****

Passa bastante de 6 milhões o número de crianças, mulheres e idosos que deixaram a Ucrânia desde a eclosão da guerra que não combina com a Europa, nem com o século 21. 5 vezes a população de Campinas. É muita gente. Muitos russos também se escafederam da Rússia. Cerca de 3 milhões, número que a rígida censura não divulga.

*****

Com o passamento de Amaury – o do meio – foram-se os 3 meninos da Irma e do João Conti dos Hotéis Laguinho, Cacique e Itália. Todos bons de bola. Deixam muita saudade.

*****

Nossos irmãos do norte são cerca de 330 milhões de pessoas que possuem 390 milhões de armas. Mais de uma per capta. Um povo armado que seguidinha chora a morte de crianças abatidas dentro de salas de aula, como acaba de acontecer com 19 alunos e duas professoras na cidadezinha de Uvalde no Texas, o estado mais armado dos States. Com 16 mil habitantes, menos que nossa terra, Uvalde tem 11 lojas que vendem armas pra qualquer um maior de 18 anos. O desinfeliz que executou essas inocentes crianças de 5 a 11 anos, recém completara 18 anos e se presenteou com duas armas modernas e possantes.

*****

E o Átila, que em 2018, 57 milhões de eleitores escolheram para nos dirigir diz que quer e vai armar (já está armando) o povo. Fico com Dom Orlando Brandes, de Aparecida: “queremos uma pátria amada, não uma pátria armada”.

*****

Vocabulários perigosos, de uso proibido:

Júdiar – lembra Judeus
Denegrir – lembra negros

48 a 27

Convém jair se acostumando.

Aqui na finisterra o “mito” ganha com larga folga, mas nesse Brasilzão sofrido e maltratado ele leva uma tunda de perder o rumo de casa.

Paciência, Brasil, são só 7 meses que passam logo.

*****

PRF de Sergipe, imita o Hitler.

As várias câmaras de gás Alemães do genocida exterminaram cerca de 5 milhões de Judeus, o equivalente a 4 vezes a população de Campinas. É muita gente.

2 brutamontes trogloditas da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe algemaram, amordaçaram Genivaldo (que cometera hediondo crime de pilotar sua moto sem capacete) e, como se fora um saco de batatas, jogaram-no no porta malas da viatura. Em seguida agraciaram-no com a explosão de uma bomba de gás pimenta. Caras de pau, alegam que Genivaldo morreu de um mal súbito, versão desmentida pelo IML. Ele morreu asfixiado.

Muito triste e revoltante ver os movimentos das pernas de Genivaldo agitando-se a pedir socorro, talvez já nos extertores.

E o Brasil fornece mais uma manchete deprimente para a imprensa mundial.
Sérgio Buarque, afinal o brasileiro não é um povo cordial?

*****

Nas páginas de O AVANTE Nº38 de junho de 1956 encontramos a seguinte notícia.
Nascimento:

Acha-se em festa, desde o dia 10 do corrente, o lar do Sr Angelo Fregonesi, com o nascimento de uma robusta menina que irá receber o nome na pia batismal, de Araci de Fátima. Aos seus progenitores e à linda Araci os votos de felicitações do Avante.

Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel Nº 18

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/10/sarapatel-no17-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/17/sarapatel-no-16-por-ismael-rielli/