Amparo e Jaguariúna confirmam casos de Varíola dos Macacos

Nesta sexta-feira, dia 05, às cidades de Amparo e Jaguariúna entraram na lista de municípios com registros da Varíola dos Macacos ou Monkeypox. No total, a região de Campinas possui 29 casos de Varíola dos Macacos.

Os dados constam no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desta sexta-feira, dia 05.

A principal forma de transmissão da Varíola dos Macacos tem sido via contato íntimo e sexual. O período de incubação desta doença varia de 5 a 21 dias.

“O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, disse a Saúde de SP, em nota.

Casos de varíola dos macacos estão em 8 cidades da região de Campinas

  • Campinas: 20
  • Indaiatuba: 2
  • Paulínia: 2
  • Americana: 1
  • Hortolândia: 1
  • Vinhedo: 1
  • Amparo: 1
  • Jaguariúna: 1

No estado, o total chega a 1.404 casos positivos da Monkeypo, que se manifesta por lesões na pele, podendo estar associadas a febre e gânglios inflamados.

O avanço da varíola tem sido classificado como de “crescimento exponencial”, segundo a infectologista da Unicamp e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, disse ao g1.

Até a última quarta-feira, dia 03, a região de Campinas tinha 22 casos confirmados em cinco cidades, e o estado inteiro computava 1.184, uma diferença de 220 casos a menos em dois dias.

“Continuaremos tendo ainda um crescimento exponencial porque falhamos muito na comunicação com os grupos que têm maior risco de exposição e adoecimento. Falhamos nas orientações para divulgar quem são esses grupos e o que eles devem fazer para diminuir o risco de adoecimento, o que eles devem fazer para não transmitir”, avaliou a infectologista na quarta.

Casos em Jaguariúna e Amparo

De acordo com a Prefeitura de Jaguariúna, o paciente infectado e diagnosticado é um homem de 23 anos. Apresentou poucas lesões no rosto, no braço e na palma da mão. Ele havia viajado para o Rio de Janeiro antes do início dos sintomas. O jovem está em isolamento.

A Secretaria de Saúde de Amparo informou que o morador que contraiu o vírus monkeypox é um homem de 29 anos também com histórico de viagem para o Rio de Janeiro. Ele está em isolamento domiciliar e passa bem.

Saiba os principais sintomas da Varíola dos Macacos

Segundo o Médico Drauzio Varela, a Varíola dos Macacos  ou monkeypox, tem manifestações leves e se resolve de forma espontânea.

O médico alerta que embora no Brasil a doença ainda não alcançou o status de epidemia, mas já é considerada um surto – quando há, primeiro, aumento localizado do número de casos.

De acordo com a OMS, o vírus monkeypox é transmitido principalmente por:

  • Contato com secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar;
  • Contato físico próximo com pessoas contaminadas que apresentem sintomas;
  • Contato com lesões e fluidos corporais;
  • Contato com materiais de uso pessoal de alguém que está infectado, como roupa de banho, roupa de cama e talheres.

Para Dr. Draúzio, além de conhecer as formas de contaminação, para se proteger e proteger as pessoas ao seu redor, é preciso também saber identificar os sintomas da varíola dos macacos. o contágio.

Para saber mais sobre a varíola dos macacos e o surto atual da doença, ouça a entrevista na íntegra do dr. Antônio Bandeiras para o Drauzio

Foto: Imagem de pessoa infectada pela varíola dos macacos — Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/04/amparo-tem-show-de-daniel-no-10o-movimento-voce-e-a-paz-no-domingo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/04/descobrindo-sabores-lindoia-une-comerciantes-e-atrai-turismo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/03/socorro-lindoia-e-itapira-sediam-ate-terca-feira-o-jeesp/