Jornalismo pós pandemia foi tema de debate na EM Dr. Geraldo Mantovani

Jornalista Eliane Prado esteve na Roda de Conversa da EM Geraldo Mantovani em Águas de Lindoia

Estudantes do 6⁰A e 7⁰B da EM Dr. Geraldo Mantovani, em Águas de Lindoia, receberam nesta sexta-feira, dia 05, a jornalista e proprietária do Jornal Tribuna das Águas, Eliane Prado, para um bate papo sobre a transição do jornal impresso para o online.

Durante a conversa Eliane Prado contou sua trajetória frente ao jornal lindoiense ao longo de 29 anos, explicou como era a estrutura e a rotina do semanário, abordou as principais diferenças na forma de trabalhar e destacou os pontos positivos da evolução para a versão online.

“Fiquei um pouco assustada quando a pandemia me fez repensar a estrutura do jornal, mas logo entendi que a matéria prima é a informação, e esta continua independente do formato em que é publicada”, ressaltou.

Geraldo Mantovani
Eliane Prado falou sobre jornalismo e o pós pandemia no Tribuna das Águas para os alunos da EM Geraldo Mantovani (divulgação)

Outra observação da jornalista aos alunos foi a necessidade de se entender as mudanças que a sociedade passou após a pandemia Covid-19, que incluem novas tecnologias, formas de se relacionar e contenção de processos produtivos em virtude da crise econômica gerada pelos períodos de quarentena e da economia em recessão.

“A cultura, em especial o Jornalismo, foram as áreas que mais sofreram com a crise. Isso é uma realidade tanto na imprensa escrita como no jornal, como em todo o setor gráfico e de produção jornalística”, comentou.

“Roda Viva” com os alunos da EM Geraldo Mantovani

Perguntas do tipo: a notícia que mais marcou? Como o jornal obtinha as informações? Quantas pessoas trabalhavam na empresa? foram prontamente respondidas pela jornalista. Os estudantes também questionaram a dona do jornal sobre a expectativa para o futuro e chegaram até a sugerir uma edição especial impressa para comemorar os 30 anos do Tribuna das Águas no ano que vem.

O bate papo foi intermediado pela professora de português e também jornalista, Samara Bernardi, que neste semestre está se dedicando as abordagens sobre os gêneros textuais do jornalismo, em suas aulas de Português, na EM Dr. Geraldo Mantovani.

Samara Bernardi foi repórter do Tribuna das Águas em 2017 e também atou como assessora de imprensa na área pública e no setor privado.

“Tive o prazer de trabalhar no jornal Tribuna das Águas e sei que toda a experiência da Eliane vem agregar conhecimento, e estimular o debate, por isso agradeço a participação dela em nossa aula”.

No final do encontro os estudantes tiveram a oportunidade de manusear e ler algumas edições do jornal. “Fiquei muito feliz em ver o interesse dos adolescentes sobre o tema. Inclusive estão animados para produzir um jornal da GM, tanto no formato impresso como online e podcast” finalizou a professora.

Foto: Divulgação

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/05/amparo-e-jaguariuna-confirmam-casos-de-variola-dos-macacos/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/04/amparo-tem-show-de-daniel-no-10o-movimento-voce-e-a-paz-no-domingo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/04/descobrindo-sabores-lindoia-une-comerciantes-e-atrai-turismo/