Sarapatel Nº 16, por Ismael Rielli

Sarapatel Nº 16

Quem quiser ter vida longa
Fuja sempre que puder
De médico, boticário
Melão, pepino e mulher.

*****

Jacta-se o “mito” ao propalar de boca cheia: – No meu governo não há corrupção.

E as vacinas Covaxim da Índia que só não foram adquiridas por preços exorbitantes porque a CPI abortou a compra?

E os pastores do MEC?

E os 3850 ônibus do FNDE. Por que compra-los por 280mil se pode adquiri-los por 480 mil com sobre preço de 200 mil. Total do desfalque, do rombo, do roubo, da falcatrua 3.850 X 200= 750 milhões .Uma bela grana.

Máximas atualizadas pelos pastores bolsonaristas do MEC, sem ser do MEC.

Tempo é dinheiro virou, templo é dinheiro. No princípio era o verbo virou, No princípio era a verba. Deus é o caminho, Nós, o povo, somos o pedágio.

De Vento em Popa

Já atingimos dois dígitos no desemprego, na inflação e nos juros.

José Benedito de Souza Freitas o nosso Canito, de Lindóia, filho de Dito Freitas e da professora Iracema deu o seu pitáco sobre excelentes candidatos do “mito” no painel da folha:

Ambições

Ricardo Sales, Mario Frias, Sérgio Camargo, Abraham Weintraub: em vez de irem em cana, tais subnitratos de pó de traque ambicionam um lugarzinho em assembleias, câmara, senado e até governo do estado. Seria tudo uma piada sem graça se não fosse um escárnio sem tamanho.

Vai pagar 75 mil

Com a constituição de 1988, os procuradores ganharam muita força. Se metem em tudo. Semostradores, holofóticos, deixaram a descrição que o cargo exige. Gostam de aparecer como aquele do Paraná, o Deltan Dalagnol que armou um circo com o tal de power point contra Lula.

Caiu do cavalo, vai ter de pagar 75 mil ao ex-presidente, por calúnia. Os amiguinhos já organizaram uma vaquinha que já atingiu 130 mil. Entrou na política vai ser deputado federal pelo Paraná. Já o seu comparsa, o juiz iníquo que, sem provas convincentes, mandou pra cadeia o ex – presidente que, injustamente, amargou quase 600 dias de prisão.

Pensava que era o tal. Enganou-se. Pula de galhos em galhos e hoje está mais perdido do que cego em tiroteio, do que cachorro que caiu da mudança, do que cueca em noite de núpcias.

*****

Na sua coluna na página 2 da folha, Cristina Serra em um artigo intitulado Nojo dos Golpistas, ontem e hoje assim analisa a “Redentora”:

Não, senhores, não houve “movimento” nem “revolução” em 1964. Houve um golpe militar – empresarial que decretou 21 anos de escuridão. No eclipse das liberdades, a ditadura perseguiu, prendeu, torturou, matou, exilou, censurou, corrompeu, instaurou o terrorismo de estado, empobreceu o povo.

O AVANTE

Era o nome do jornalzinho mensal do grupo escolar Dr. Francisco Tozzi, num prédio onde hoje ficam as piscinas aquecidas do Monte Real.

Além das notícias da escola, ele supria a falta de um jornal da cidade. Aqui teve muitos, quase todos efêmeros, o mais longevo de todos é essa nossa Tribuna.

O Avante noticiava também: nascimentos, batizados, casamentos, falecimentos, aniversários, política, visitantes ilustres.

Quem tiver – será que alguém tem? A coleção completa desse tabloide (favor comunicar-nos) tem uma visão panorâmica das acontecências mais importantes do nosso Rincão no início do terceiro quartel do século passado.

A edição nº 40 de setembro de 1955 noticia a morte e o féretro de Dona Filomena Pulini Tozzi, esposa do nosso fundador.

Falecimento

“Faleceu, dia 12 de agosto, após breve enfermidade no Hospital Dr.Francisco Tozzi, desta cidade, a veneranda, senhora Dona Filomena tozzi, esposa do saudoso Dr. Francisco Tozzi, criador fundador desta famosa estância hidromineral. A extinta era natural da vizinha cidade de Socorro, após contrair núpcias com o grande clínico Dr. Francisco Tozzi foi residir em Serra Negra. Dali pra esta cidade um lugarejo desconhecido, somente visitado por tropeiros que demandavam os Sertões de Minas Gerais. O casal Tozzi veio descobrir aqui as famosas Águas Quentes, daí o nome surgido do povoado de Águas Quentes. Graças a sua energia, perseverança de mulher, lutou sempre ao lado de seu marido, vencendo todas as dificuldades que encontraram. De um coração boníssimo, sua bolsa estava sempre aberta para atender todas as necessidades dos pobres, das instituições de caridade, de quem dela precisasse. Desapareceu aos 79 anos de idade, a estimada senhora deixando seus filhos: – Dona Beatriz Tozzi Rizzo, casada com o Dr. Vicente Rizzo – médico do posto de assistência médica sanitária e presidente da câmara dos vereadores, desta cidade; Dona Dária Tozzi Credídio, esposa do Dr Benjamin Credídio médico do departamento de obras sanitárias, desta localidade. Dr. Mauro Tozzi, engenheiro residente em Campinas e casado com Dona Mercedes Passos Tozzi; Sr. Claudio Tozzi proprietário do Cine Yara e casado com Dona Haydée Boretti Tozzi e Dr. Humberto Tozzi; médico aqui residente. Deixa ainda vários netos e bisnetos. Após o desenlace o seu corpo foi transportado em carro fúnebre, seguido por inúmeros automóveis, do hospital para a Igreja Matriz, ali ficando para a visitação pública. Pela manhã foi celebrada missa de corpo presente pelo Vigário da Paróquia, Padre Alberto Velloni. Á tarde, com uma caravana de mais de 50 carros e incalculável multidão de pessoas, seu corpo foi transportado para o cemitério de Serra Negra em jazigo perpétuo da família. A beira do túmulo, em eloquente improviso, deu adeus de despedida dos moradores, desta cidade, o ilustre clínico Dr. Adolfo Mantovani, médico do posto de puericultura e vereador á câmara de vereadores, desta Estância. Acompanhando o féretro até Serra Negra entre outras inúmeras pessoas, notavam-se todas as autoridades desta Estância, os escoteiros e alunos do grupo escolar – “Dr. Francisco Tozzi”, – as corporações musicais desta cidade e do bairro do Sertãozinho associações religiosas , pessoas gradas de Socorro, Itapira, Serra Negra e Lindóia . O Avante apresenta as sentidas condolências á família enlutada.”.

Prejuízo grande

Causou o juiz iníquo ao Podemos. Cerca de 3 milhões em 5 meses.

Até um carro blindado lhe providenciaram, além de uma ajuda de custo de 22 mil por mês.
E no fechamento da janela ele pulou do barco; deu uma banana pra Renata Abreu, pro Álvaro Dias e se bandeou pro União Brasil do Bivar, onde já trouxe a cizânia. Uma ala de seu novo partido não o quer candidato ao planalto.

*****

Anualmente são 500 mil abortos clandestinos no Brasil. Uma a cada 5 mulheres até 39 anos vai recorrer a um aborto.

*****

Sinézio do Caminhãozinho que fez inúmeras mudanças, mudou pro andar de cima. Deixa um time completo: 11 filhos.

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel nº 16

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/05/sarapatel-no-15-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/30/sarapatel-no14-por-ismael-rielli/