A Força curadora da nossa Alimentação

A Força curadora da nossa Alimentação

Médicos no mundo inteiro confirmam que quase todas as temidas doenças da civilização são a consequência da alimentação errada praticada durante dezenas de anos. Isso significa que a nossa comida nos deixa doente. Os motivos principais são: muitas vezes consumimos produtos com aditivos prejudiciais à saude (poluição ambiental que, em parte, é devida às modernas práticas agrícolas e à grande quantidade de conservantes). Devemos fazer o possível de consumir alimentos naturais que nos protegem contra pressão alta, diabetes, distúrbios circulatórios e cardíacos bem como taxa elevada de colesterol.

A ingestão de produtos inconve – A Força curadora da nossa Alimentação nientes para a saúde leva muitas pessoas não só à obesidade, mas também abrevia a vida. Na maioria dos casos, obesidade e problemas digestivos não surgem só pela quantidade de alimentos que ingerimos, mas pela falta de qualidade dos alimentos, isto é, falta de vitaminas, minerais, oligoelementos, cereais de cultivo biológico, etc.

Nessas circunstâncias, é indispensável que cada um preste mais atenção a uma alimentação realmente sadía. Portanto, vale a pena estudar bem as necessidades do próprio corpo e fazer das refeições – por mais simples e modesto que forem – um ato sagrado e não apenas uma rotina inevitável e insignificante.

Organizando a vida dessa maneira, é um passo básico para garantir saúde e felicidade. (Aproveitamos este momento oportuno para lembrar o vício en-raizado – talvez na maioria do povo – de comer ou petiscar em frente da TV para não perder o programa! Isso de fato é muito triste.Ao invés de apre-ciar e agradecer pela comida que nos mantém, encher a cabeça com apresentações ou notícias muito exci-tantes…. é realmente prejudicial à saúde. Durante as refeições deveriam reinar o silêncio e pensamentos po-sitivos que pacificam o ambiente e renovam as nossas energias.)

“O homem se tornou carnívero quando, anatomicamente, é frugívoro. Escravo do hábito, é difícil ser vegetariano ou frugívoro pelas tarefas que a vida moderna impõe. Serve-te de 10% a 20% de carnes, ou de peixes, que alimentam, mas também intoxicam e encurtam a vida, e 80% a 90% de cereais, legumes e frutas,que fortalecem e prolongam a vida.” JOSÉ DA SILVA MARTINS

S A L – a Chave da Vida

Uma interessante mensagem de alerta, recebida pelo Internet, sobre “Brasileiros consomem sal de cozinha além do limite / Excesso de sódio na alimentação pode prejudicar a saúde” nos levou a pesquisar o assunto mais um pouco.

O famoso médico e filósofo suíço Paracelsus já no século 15 disse que tudo pode ser veneno; somente a dose determina que não é veneno!” e isso vale especialmente para o sal. O sal de cozinha que na química é denominado cloreto de sódio, consiste normalmente da seguinte dosagem: 40% de sódio e 60% de cloreto. Este sal é de necessidade vital para o organismo humano, visto que regula a distribuição da água no corpo. Sem sal o organismo não pode funcionar. Entretanto, apenas uma pequena dose de 3 a 6 g por dia é suficiente.

Em geral, o consumo de sal pelo ho-mem costuma ser bem mais elevado (12 a 17 g). Há médicos que afirmam que dessa forma já começa um lento envenenamento com sal. O sinal de alarme é o aumento da pressão arterial que pode levar a enfarte de miocárdio, derrame e insuficiência renal.

O saleiro se encontra em todas as mesas dos restaurantes, e é fácil observar que a grande parte dos clientes costuma salgar automaticamente a comida sem experimentá-la primeiro. Muita atenção no caso de servir-se de refeições industrializadas que já contêm bastante sal (que é um ótimo conservante)! Em casa, ao invés de abusar do sal, pode substituí-lo, em parte, por vários tipos de especiarias que não são apenas úteis para a digestão, mas que também ajudam evitar doenças. O melhor substituto do sal comum é o sal de cristal natural que se encontra nas salinas. Também pode ser usado sal marinho, desde que não seja refinado.

Cientistas norte-americanos acreditam ter encontrado o motivo do consumo exagerado de sal: age como droga, pois levanta a moral, e as pessoas têm dificuldade em diminuir o consumo, pois o sal vicia.

Sabemos que o fluxo elétrico no organismo biológico é possível somente graças ao sal no corpo. Do ponto de vista espiritual sabemos que a bio-eletricidade representa um tipo de eletricidade do cosmo. Enquanto a matéria continua organicamente viva, flui eletricidade cósmica. Quando a condutibilidade do organismo material diminui, a energia vital cósmica fica limitada no seu funcionamento.

A energia vital abaixa e a qualquer momento chega ao ponto em que aparece uma instabilidade dramática da vida funcional. A ciência médica conhece o grande problema com o qual está cada vez mais confrontada: fraqueza imunológica. Somente um abastecimento suficiente com sal, preferivelmente sal natural, garante o fluxo energético e o valor suficiente de condutibilidade entre as células, a fim de manter a carga necessária nas membranas celulares.

Agora conscientize-se quanto é a quantidade de 6 g de sal (= uma colher de chá aproximadamente). Em caso de dúvida, verifique o peso em uma balança medicinal que existe nas farmácias e siga o conselho das explanações acima, colaborando assim com a sua saúde e preparando-se para a longevidade!


Foto de Anna Tukhfatullina Food Photographer/Stylist no Pexels

Publicado em 29 de agosto de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também:

HORMÔNIOS NATURAIS: são o segredo de saúde juvenil

Oligoelementos de suma importância