Oligoelementos de suma importância:

ZINCO

A força imunológica necessita ZINCO. Portanto, 2 a 4g do mineral zinco devem estar presentes no nosso corpo (na hemoglobina, nos ossos, no tecido ocular e no pâncreas). Diariamente deveríamos ingerir 10 a 15mg de zinco para garantir a força imunológica.

Recomendamos os seguintes produtos naturais que contêm zinco: Pão integral, centeio integral, aveia integral, germes de trigo, alface, aspargo, vagem, água mineral, manteiga, queijo, leite, feijão, nozes, figos, tâmaras, frutas cítricas, aves, ostras, sardinhas. Incluindo esses nutrientes regularmente no seu cardápio, fica garantido o abastecimento contínuo com zinco.

Zinco nos dá brio e alegria de viver. Quando o corpo não dispõe de zinco suficiente, no decorrer do tempo aparece uma série de problemas, tais como depressão, agravamento de diabetes existente, impotência, aumento de cólicas menstruais, sensibilidade a reumatismo, cura difícil de feridas, distúrbios de vista e doenças da pele e às vezes também problemas de sono e distúrbios do sistema nervoso central. No caso de maus hábitos de alimentação, o estresse decorrente pode ainda aumentar a deficiência de zinco.

SELÊNIO

O organismo humano só pode funcionar harmoniosamente, quando está sendo abastecido através dos alimentos com vitaminas, minerais e oligoelementos. Selênio é de importância vital tanto para pessoas saudáveis como para pessoas doentes. Está revolucionando a medicina, e é um remédio fascinante não só na terapia, mas também um novo caminho de prevenção.

As pesquisas internacionais comprovaram que as forças imunológicas e a saúde do homem são garantidas somente, quando o corpo dispõe de um depósito permanente de 16 a 20 mg de selênio e que se ingere diariamente 250 mg (dependendo da indicação médica, pois o excesso de selênio pode causar fadiga muscular, colapso vascular periférico, unhas fracas, queda de cabelo, dermatite). Onde no mundo existe falta de selênio, aumentam os enfartes e o câncer. Nas regiões com abastecimento suficiente através da alimentação, a população chega a mais de 100 anos de idade, é ativa física e espiritualmente, não conhece o câncer e nem distúrbios musculares e cardíacos.

Quanto mais os cientistas se dedicam ao estúdio do selénio, tanto mais se assustam com as faltas de selênio em muitas partes do mundo. A situação está ficando alarmante, pois o adubo químico aplicado no solo durante décadas faz uma ligação química com o selênio, o qual, consequentemente, não pode mais ser absorvido pela planta e, naturalmente, nem mais aproveitado por homem e animal. Mas mesmo em regiões com selênio suficiente no solo, as pessoas têm pouco acesso a esse elemento.

Os produtos naturais muitas vezes são prejudicados no processo de tratamento e industrialização (moagem, por exemplo), de maneira que perdem até 50 % do selênio.

Quem deseja abastecer-se com selênio através da alimentação diária, deverá dar preferência aos produtos naturais, tais como alho, aspargo, castanha-do-Pará, amêndoa, sementes de girassol secas, salsão, produtos de cereais integrais, arroz integral, bife de boi, atum, salmão, bacalhau.

Os médicos e peritos em nutrição aconselham o uso de suplementos alimentares em forma de cápsulas. Entretanto, recomendamos que – no caso de necessidade – recorram a capsulas que contenham apenas um elemento, isto é, zinco ou selênio, pois juntos se anulam. (Observação: existem poli vitamínicos que contêm todos os elementos imagináveis, mas que não levam em consideração que nem todos são compatíveis entre si).

(Informações baseadas, em parte, no livro do Prof. Hademar Bankhofer “As melhores 500 Dicas Vitais”)


Antibióticos Naturais (continuação)

Tintura de Alho: Para produzir uma boa tintura de alho, você precisa de 400 g de dedos de alho descascados e ¼ de litro de aguardente de alta porcentagem. Esmagar o alho, deixando-o em seguida no alcool em uma garrafa bem fechada que deve ser colocada em um lugar fresco e escuro durante duas semanas. Depois versar o conteúdo, usando um pano fino de algodão ou um filtro de café e deixar descansá-lo por mais uma semana.

É sensato tomar a tintura da seguinte forma: 3 vezes ao dia (de manhã, a meio dia e à noite). A cada tomada aumente a quantidade em uma gota até chegar a 20 gotas no sétimo dia a meio dia. Depois diminuir a quantidade de gotas cada vez em uma gota até chegar a 5 gotas. Continuar novamente até 20 gotas e diminuir novamente até 5 gotas e assim em diante. Este procedimento faz com que o corpo não se acostume a um estímulo uniforme e evita reações hipersensíveis. Uma vez bem tolerado, podem ser tomadas 3 vezes 15 gotas durante algumas semanas.

Própolis – Este antibiótico é um produto que vem do reino vegetal e do reino animal. Desde os anos de 50, institutos de renome fizeram pesquisas e chegaram à conclusão que se trata de um excelente antibiótico que pode ser empregado eficazmente no combate contra inúmeros micro-organismos e que – com exceção de algumas raras reações alérgicas – não provoca efeitos colaterais e não leva à formação de germes resistentes.

Própolis ativa a glândula do timo, um órgão central do sistema hormonal e imunológico.

Própolis age bem no caso de acne e herpes.

Na terapia geriátrica Própolis pode melhorar a saúde física e psíquica.

Própolis ajuda nas doenças purulentas da pele e da mucosa.

Própolis também mostrou-se valioso como remédio coadjuvante no caso de numerosos distúrbios metabólicos. Colesterol alto e distúrbios circulatórios são influenciados favoravelmente. (Naturalmente, não existe remédio algum que possa eliminar hábitos insensatos no que diz respeito à alimentação e ao modo de vida).

O raio de ação de Própolis é muito vasto. Pode ser aplicado no caso de doenças na área de garganta, nariz e ouvido, nas vias respiratórias, nos órgãos digestivos (incl. inflamações da gengiva e higiene bucal em geral), nos órgãos abdominais (rins, bexiga, etc.) feridas (profilaxia de infecções), reumatismo, pressão alta, arteriosclerose, fraqueza imunológica, prevenção de resfriados etc.

Para fortalecer o sistema imunológico, pode-se tomar 2-3 vezes ao dia 10 gotas de tintura de própolis em um pouco de água, ingerindo-a gole por gole. Recomenda-se que esse tratamento seja feito durante 3 a 4 semanas algumas vezes durante o ano.

No caso de micose dos pés, passa-se a tintura não diluída de manhã e à noite com um cotonete sobre os pontos afetados, deixando-a secar.


PARA MEDITAR:

FORTALECER A AUTO-CONFIANÇA E O VALOR PRÓPRIO

Eu sou um bom amigo para mim mesmo.
Eu sou um homem carinhoso e criativo.
A natureza me fez maravilhoso, único e digno de amor.
Eu sou um ser divino de beleza radiante.
Eu sou feliz e bem-aventurado simplesmente, porque estou vivendo.
Sou livre e permito a todos serem livres.
Aceito todos os meus pensamentos, sentimentos e necessidades e aprecio-os.
Tenho confiança na minha percepção interior.
Tenho confiança em todos os meus sentimentos e impulsos.
Tenho confiança na minha intuição e inspiração.
Tenho prazer em perceber os meus sentimentos e em expressá-los.
Eu aprecio a expressão da minha força em todas as áreas da minha vida.
É uma alegria para mim realizar as minhas ideias e os meus dons.
Sou paciente, compreensivo, carinhoso e perdoo a mim e aos outros.
Eu pertenço a mim, sou rico e versátil, eu sou eu e isso é motivo de festa para mim.


 

Publicado em 11 de junho de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Leia também: