“Dalmo, um democrata, um amante da justiça”, por Ismael Rielli

Dalmo, um democrata, um amante da justiça

O compadre Dalmo de Abreu Dalari nasceu em Serra Negra, onde viveu até os 16 anos.

Mudou para São Paulo, ingressou na Universidade do Largo São Francisco, USP, onde por muitos anos foi professor de Teoria Geral do Estado, foi também diretor das Arcadas.

Era cidadão lindoiense.

Aguerrido defensor da democracia e dos direitos humanos, com D. Paulo Evaristo Arns (também cidadão de Águas de Lindóia) instituíram a Comissão de Justiça e Paz que defendeu, protegeu os desvalidos, os perseguidos pela ditadura.

Na véspera da vinda do Papa João Paulo II pra São Paulo, Dalmo sofreu um atentado e mesmo contundido subiu ao palanque no Campo de Bagatele.

Deixa 7 filhos, netos e bisnetos e uma legião de amigos e admiradores. Muitos de seus ex-alunos são pessoas gradas como o ministro Alexandre de Morais do STF.

Dalmo acaba de nos deixar aos 90 anos. Uma vida digna, bem vivida.

 

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia.

 

 

Dalmo
Dalmo Dallari (31/12/1931 – 8/04/2022)

Histórico de Dalmo de Abreu Dallari

Dalmo de Abreu Dallari foi um jurista brasileiro, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.Entre suas principais obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado.

Em 2001, publicou obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro – intitulando-a de O Futuro do Estado – trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar.

Em 1996 tornou-se professor catedrático da UNESCO na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, criada na Universidade de São Paulo , tendo participado de seu primeiro Congresso em 1998.

Frases

“No Brasil existe muita piada sobre a impunidade. Isso é péssimo porque gera impotência e a idéia de que não existe nada a ser feito“ — Dalmo Dallari

“Voltando ao nosso país, se o presidente, os ministros e os deputados fazem besteira, o brasileiro pensa: por que eu não vou fazer também?” – Dalmo Dallari

“A autoridade moral dos governantes é, sem dúvida, o início de tudo.” – Dalmo Dallari

Fonte: https://citacoes.in/autores/dalmo-dallari

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/15/eramos-13-somos-7-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/05/sarapatel-no-15-por-ismael-rielli/