Região: Serra Negra é o 1º município a integrar Mapa do Turismo Brasileiro

Serra Negra é o primeiro município da região do Circuito das Águas a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro na revisão de 2022.

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou neste mês de abril Serra Negra como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, um importante instrumento para conhecer o nível de desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros e identificar as necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis.

Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Serra Negra está incluída na categoria B.

O Ministério do Turismo não faz atualização dos dados desde 2019, em virtude do impacto sofrido com a Covid-19. Segundo o Secretário de Municipal de Turismo, Carlos Tavares, a classificação B é muito positiva, mas Serra Negra está empreendendo todos os esforços para atingir a categoria A, embora não seja um trabalho simples.

“Como pode ser visto nos números do estudo, Serra Negra está próximo do categoria A, mas é preciso mudar o foco para atingir o público-alvo internacional. Acreditamos que com a construção do fontanário temático e acelerando a divulgação da qualidade do café vai provocar um interesse maior desses consumidores internacionais. Então, pensamos que logo poderemos atingir possibilidades de chegarmos próximos aos números da média mínima para atingirmos a A. Mas a classificação B já é muito relevante, pois grande parte das cidades turísticas do Brasil não atinge”, disse Tavares.

O Novo Mapa do Turismo Brasileiro registra 2.542 cidades de 322 regiões turísticas e reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem.

Mapa

O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Ao estabelecer as variáveis, é possível tornar mais claro de que forma os secretários municipais e autoridades locais de turismo podem mudar a classificação das suas cidades.

A ideia é alcançar, principalmente, a rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que conta com mais de três mil pessoas e atuam como disseminadores de informações para sensibilização e mobilização para a construção do novo Mapa do Turismo.

COMTUR

O COMTUR de Serra Negra também foi o primeiro conselho municipal de turismo da região a ser reconhecido no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/14/operacao-pascoa-espera-456-mil-veiculos-no-eixo-campinas-sul-de-minas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/12/carretera-dkw-vemag-mickey-mouse-sera-exibida-no-7o-ebaa/