Polêmica: FENAT 2022 é cancelada por falta de “apoio”

Com previsão de acontecer de 11 a 19 de junho, em Monte Sião, a Feira Nacional do Tricô, a FENAT, foi cancelada. A informação foi divulgada pelas redes sociais na quinta-feira, dia 13, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Monte Sião (Acims), João Tadeu Dorta Machado.

Segundo um texto divulgado pelo presidente da Acims, a FENAT ao longo desses 50 anos sempre foi uma parceria da Associação com as administrações municipais, tendo por objetivo a divulgação da principal atividade econômica da cidade o tricô e a produção de malhas, mas não acontecerá em 2022.

Os motivos Tadeu Machado elenca: ” 1)… dos 45 expositores que estiveram na última edição e dos mais de 15 que alternadamente participaram em outras, totalizando 60 expositores, apenas 18 confirmaram que participariam”.

Destaca também: “2 ) Os motivos mais relevantes dos expositores de não participarem são: falta de mercadoria; falta de fios para atender pedidos; falta de funcionários(adaptou-se a forma de vendas online); não mais possui montagem para feira, não acredita que a visitação será suficiente para o retorno do investimento etc, etc”.

O presidente da Acims destaca que o Poder Público, no Caso a Prefeitura de Monte Sião está estudando ações para os meses de maio, junho e julho. No site da Administração Municipal não há informações e nem calendário de eventos.

Repercussões

Nas redes sociais a informação do cancelamento a Fenat 2022 deu abertura para muitas manifestações e protestos.

A vereadora Angélica Artuso (PSD) pontuou: “Deveriam ter feito algo com os expositores então ali na Alameda (tenda da praça) com desfile e música, seria mais simples mais teríamos atrações e não perderíamos o nosso evento que já é uma cultura e esperado por todos os turistas do Brasil”.

Já o vereador Décio Fred não poupou críticas a administração municipal. “Com todo respeito, é tudo história pra boi dormir. Jacutinga vai fazer a festmalhas, e vai se tornar a principal atração da região no segmento , por que o prefeito quer e sabe que é importante pra cidade”.

Além de apontar o êxito da cidade vizinha de Monte Sião Décio Fred faz crítica a forma como o Turismo vem sendo gerido em Monte Sião.

Fazem 6 anos que temos um Turismo sem planejamento, e a impressão que tenho , é que a prefeitura não tem vontade e nem coragem de fazer qualquer evento com iniciativa própria. Tudo que tiver que acontecer , ou uma instituição, ou a iniciativa privada tem que fazer , e a prefeitura “APOIA”.

Para ele não é de hoje a falta de vontade em fazer a FENAT. “…e a prova está no estado que se encontra o nosso Pavilhão, o local onde é realizado o evento, tivemos 2 anos para reformá-lo , só que o desinteresse pelo espaço e pelos eventos que ali podem ser feitos, fez com que a administração o abandonasse”.

Décio Fred não economiza em sua crítica ao cancelamento da FENAT. “Se a gente vê uma cidade como Jacutinga, realizando a FESTMALHAS, divulgando a cidade, os empresários aderindo o projeto e eles tendo o resultado que planejam , e nós temos situações contrárias ao que acontece lá? …”

Ele continua: “…A atual gestão tem que entender, que a FENAT transpassa um evento como uma feira de vendas, mas é um evento que divulga a cidade, traz compradores para conhecer e consumir na cidade, além de divulgar a marca “MONTE SIAO”, a Capital Nacional da Moda Tricô”.

Décio Fred finaliza, com tom emocionado:”Cada dia fico mais triste , com um governo, que se supera em retroceder em tudo principalmente no TURISMO… Enfim um governo de desculpas, de ineficiência, de falta de atitude , de falta de coragem em assumir e fazer acontecer um evento , um governo de mi-mi-mi, de bla bla bla , e que está atrasando e levando cada vez mais nossa cidade ao retrocesso”, finaliza.

Foto: Reprodução FENAT 2012

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/15/beds-on-fire-retorna-aos-shows-no-boulevard-pub-dia-21/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/14/jacutinga-sedia-evento-de-moda-do-mercado-livre-e-circuito-das-malhas/