Defesa Civil aciona CPFL para retirar fio caído na Avenida Jaboticabal

Na tarde desta sexta-feira, dia 15, uma denúncia nas redes sociais chegou ao conhecimento da Defesa Civil de Águas de Lindoia dando conta de que um fio de eletricidade solto estava colocando a vida de pessoas em risco numa rua na entrada das Casas Populares, na Avenida Jaboticabal.

Segundo o coordenador técnico da Defesa Civil de Águas de Lindoia, Eduardo D’Arangona Malheiros, assim que tomou conhecimento da situação comunicou a empresa concessionária de energia, CPFL, sobre o caso. O fio de eletricidade solto decorreu da queda de uma árvore na entrada do bairro, Avenida Jaboticanal, próximo ao Posto de Combustível.

Homens da Defesa Civil estiveram no local para sinalizar os veículos do perigo e a CPFL também atuou para que o fio de eletricidade voltasse a atender a rede daquela localidade.

No início da noite a situação já estava normalizada, com a intervenção da manutenção da CPFL que foi acionada pela Defesa Civil (fotos Redes Sociais)

Riscos de acidentes

Ocorrências como essas causam riscos a população. Um estudo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgado durante a 1ª Conferência sobre a Realidade da Infraestrutura das Instalações Elétricas, em fevereiro de 2022, aponta que, durante todo o ano de 2021, foram registrados 1.579 acidentes com energia elétrica.

Segundo o estudo, somente os choques foram responsáveis por 674 óbitos, seguidos pela perda de 46 vidas em incêndios por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 40 mortes por descargas atmosféricas (raios).

Ao todo, foram 898 acidentes com choque elétrico, uma média de 75 por mês, ou seja: quase três indivíduos acabam ficando feridos todos os dias, muitos deles em situações corriqueiras, com baixa tensão. Deste universo, apenas 224 pessoas tiveram ferimentos, o que traz a alarmante estatística.

De acordo com o Anuário da Abracopel, a região Nordeste foi a campeã do número de acidentes, com 242 ocorrências, seguida pela região Sudeste (129); Sul (110); Norte (97) e Centro-Oeste (96).

Fotos: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/15/beds-on-fire-retorna-aos-shows-no-boulevard-pub-dia-21/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/15/mini-maratona-de-aleluia-acontece-neste-sabado-16-em-monte-alegre-do-sul/