A Linguagem dos Pés, por Elsa Kalder

A Linguagem dos Pés

Os pés são o reflexo do nosso corpo tanto da parte física como da parte emocional. Embora da máxima importância para a nossa locomoção e responsáveis pelo transporte seguro da carga do nosso corpo, infelizmente não são tratados pelo homem com a atenção que merecem.

O homem primitivo não conhecia sapatos. Ele andava descalço e assim tinha contato direto com a terra. Ao seu locomover, a sola do pé estava continuadamente sendo massageada e desfrutando do magnetismo da terra, que é tão importante para a saúde.

No decorrer da evolução, foram inventadas sandálias e mais tarde sapatos, e hoje em dia a maioria dos sapatos chegou a formas que prejudicam – pela pressão permanente exercida e pela falta de ar – todos os órgãos, os quais não recebem mais ajuda através das zonas de reflexo dos pés. (Tudo isso leva a calosidades, calos, dedo martelo, joanete e até a deformações).

É triste ver que a maioria do povo calça tênis. (Antigamente o tênis se usava somente para o esporte). A sola de plástico ou borracha isola o pé completamente, pois o magnetismo da terra não pode mais penetrar. (Muitas pessoas que sofrem de dores nos pés, adotam palmilhas magnéticas para aliviar as dores).

Seja lembrado aqui que os astronautas perdem o contato magnético com a terra, quando entram no espaço, onde ficam flutuando, visto que se encontram fora do círculo de gravidade, isto é, fora da força de atração da terra!

O que significa isso para o homem que vive na terra? Separando-se cada vez mais do contato com a terra (devido a certos calçados modernos e à total cimentação dos grandes centros urbanos e ainda abusando em grau sempre crescente da eletricidade que vem do cosmos (micro-ondas, celulares etc.), o sistema nervoso fica desequilibrado e pode até entrar em colapso, causando graves prejuizos no âmbito pessoal e por conseguinte, mundial!).

Mais triste ainda é ver as belas mocinhas e às vezes também jovens senhoras calçando os últimos tipos da moda com exagero de saltos altos; esses são uma verdadeira violação dos pés e cuja fabricação, devido às graves consequências para a coluna, deveria ser proibida pelo Ministério da Saúde. Usando sapatos exóticos apenas socialmente – tudo bem, mas diariamente é um crime contra o próprio corpo que com certeza se vingará depois dos 40, afetando assim seriamente os cofres públicos da saúde e sobre tudo a alegria de viver.

Diante do acima dito, a Reflexologia ganha cada vez mais importância. Existem já muitos profissionais nesse campo. Entretanto, é interessante e útil para cada um de nós conhecer as zonas e pontos de reflexologia no corpo, podendo eventualmente – após um cursinho de orientação – aplicá-la na família.

É realmente maravilhoso poder descobrir através da reflexologia a perfeição do “Milagre da Vida” que o nosso corpo representa.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre o Método “TU-EGO” que acrescenta mais alguma coisa à reflexologia normalmente praticada:

Esse método foi desenvolvido por Jürgen Jora, massagista desportivo, de Hamburgo, que ficou famoso na área profissional no mundo inteiro pelos sucessos espectaculares alcançados com processos de cura natural.

O seu método é – simplesmente explicado – um aperfeiçoamento da reflexologia, aproveitando, em parte, a massagem desportiva que inclui todas as zonas de reflexo do corpo humano.

Segue abaixo como exemplo um gráfico dos dedos dos pés, indicando as zonas de reflexo dos dentes:

Convite parauma reflexão

SAÚDE ou DOENÇA é o resultado de nossas escolhas conscientes em seis áreas da vida: o que comemos, o que bebemos, como descansamos, como nos exercitamos, o que respiramos e sobretudo o que PENSAMOS.

Após mais de três décadas de estudo e experiência clínica, o Dr. M. Ted Morter, EUA, chegou a essa conclusão e, seguindo o bom senso, devemos apoiar a sua constatação e estudar bem as reais necessidades do nosso corpo para garantir uma perfeita harmonização do nosso ser integral. Enfim, nós mesmos somos responsáveis pelo nosso bem-estar.


DICA: Para contrabalançar o estresse oriundo da falta de magnetísmo da terra, recomendamos dedicar um pouco de tempo para andar descalço na terra, na grama ou na praia. Quem não tiver essa possibilidade, pode arrumar uma caixa de tamanho razoavelmente grande com seixo ou areia (que aconselhamos queimar um pouco com álcool, a fim de matar eventuais micróbios). Se no início for difícil caminhar sobre as pedrinhas, sente-se e passe os pés ligeiramente sobre elas como se fossem bolinhas. É uma excelente massagem.


 

Publicado em 15 de agosto de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística. (Em memória)

 

Veja também

Vida nova

Um pouco de teoria sobre a MEDICINA ORIENTAL