Um pouco de teoria sobre a MEDICINA ORIENTAL

Podemos comparar o nosso corpo a um instrumento musical: O violino afinado e bem tocado é muito agradável, pois acaricia o nosso ouvido, acalma os nervos e nos proporciona um equilíbrio emocional. Entretanto, se uma corda não for perfeitamente afinada, o som torna-se desagradável e irritante. O mesmo acontece com o nosso corpo.

Já há 5000 anos, os chineses descobriram os complicados canais energéticos no corpo, os quais chamamos de MERIDIANOS (que correspondem às cordas do instrumento). Fluindo a energia (que os chineses chamam CHI) sem bloqueios através do corpo, somos sadios. Normalmente, a energia é distribuída igualmente nos meridianos. Se porém, por qualquer motivo, existir um bloqueio que é causado por falta ou excesso em um ou outro meridiano, estamos doentes, pois todo os sistema entra em desarmonia.

Esse desequilíbrio pode ser corrigido pela acupuntura, pela acupressão, pela cinesiologia ou pelo toque de percussão. Também massagens específicas (Shiatso, Reiki, Thai, Tui Na, Seitai, Ayurvédica) são indicadas para pôr o sistema energético em ordem.

Considerando que o nosso corpo é o único bem que realmente possuímos, vale a pena tratá-lo com carinho e dedicar o tempo suficiente para mantê-lo em perfeito estado de funcionamento. Além de não apenas entregar o seu corpo a um profissional para que ele faça as correções necessárias, recomendamos que cada um se empenhe em conhecer melhor o próprio corpo.

Nos anos 70, surgiu nos Estados Unidos uma nova linha na área da Psicoterapia, a saber a “Psicoterapia Energética”, chamada também “Terapia dos Meridianos”. Um dos pioneiros foi o Dr. Roger Callahan. O seu método de terapia do pensamento (“Thought Field Therapy” – TFT) levou a uma compreensão totalmente nova de distúrbios psíquicos. Chegou à conclusão que a origem de todas as emoções negativas (problemas emocionais bem como físicos) é um distúrbio do sistema energético do nosso corpo. Isso revolucionou o mundo da psicologia.

Por acaso, o Dr. Callahan chegou a um método genial. Descobriu que percutindo (tocando) várias vezes determinados pontos dos meridianos, o problema existente pode desaparecer em segundos. Um aluno dele, Gary Craig, teve a ideia fenomenal de percutir todos os pontos do sistema (sem procurar um ponto específico). Dessa forma, conseguiu desenvolver uma técnica que torna a aprendizagem fácil e rápida para qualquer um. Chamou o seu sistema “Emotional Freedom Techniques – EFT” (Técnicas de Liberdade Emocional). Essa nova técnica já está sendo aplicada por centenas de profissionais e pode ser aplicada também por todas as pessoas interessadas. É um método de verdadeira auto-ajuda. pelo toque de percussão. Esse passo na medicina é muito louvável, pois nos dá a possibilidade de nos ajudar para manter boa saúde, usando as nossas próprias mãos, “instrumentos” esses que estão sempre disponíveis.

O tratamento consiste na percussão de 16 pontos dos meridianos. Uma explicação detalhada seguirá em 8 etapas a partir da próxima semana. A título de preparação recomendamos que pratiquem diariamente o toque da Glândula do Timo (vide “Tribuna das Águas”, de 31 de janeiro de 2009) e que observem as instruções sobre “Cura pela Meditação” (“Tribuna das Águas”, de 7 de março de 2009).

 

As forças naturais podem penetrar no corpo somente, quando o homem está quieto e sereno.
Isso é indispensável para ajudá-lo a compreender o que é necessário para vencer a desarmonia do corpo.

Bruno Gröning

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

As doenças cardiovasculares constituem uma das principais causas de morte em todo o mundo, e apesar de todos os esforços da medicina, parecem aumentar cada vez mais (provavelmente devido ao a estresse e ao modo de vida que a maioria das pessoas leva). Como as elevadas taxas de colesterol são considerados responsáveis, seguem aqui algumas sugestões para combater o COLESTEROL ALTO por meios naturais:

1. Coma duas vezes por semana chucrute.

2. Faça uma cura de 4 semanas com suco de alcaxofras.

3. Inclua regularmente alcaxofras no seu cardápio.

4. Tire o suco de 4 pimentões vermelhos, misture o suco com meio litro de água e acrescente 50 ml de azeite de oliva prensado a frio. Coloque na geladeira e tome uma colher de sopa antes de cada refeição.

5. Coma duas a três vezes por semana uma gema de ovo que contém lecitina e “phosphodyl cholin”, sendo que esse último bloqueia a absorção de colesterol através da parede do intestino. O colesterol não absorvido é eliminado pela parede do intestino.

6. Substitua eventualmente o sal por ervas para temperar a comida.

7. O mesmo vale para o açúcar que pode ser substituído por mel.

8. Acostume-se a 3 doses de movimento por dia: caminhada, bicicleta ou natação, perdendo uma vez por dia o fôlego.

Um outro vilão que é considerado pior do que o colesterol é a HOMOCISTEÍNA que é um aminoácido (produzido após a digestão de carnes ou laticínios), o qual em excesso no sangue, provoca aumento do risco de coágulos e entupimento das artérias, além de contribuir para a formação de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Os altos níveis da homocisteína podem ser evitados com uma dieta adequada: vegetais de folhas verdes, gema de ovo, germe de tripo, carnes magras, suco de frutas cítricas e cereais. Em vista do acima explicado, convém controlar também os níveis de homocisteína e se forem altos, fazer uma checagem 2 ou 3 vezes no ano.

 

Publicado em 28 de março de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.