Pocai cria decreto proibindo eventos e festas até dia 02/03

O prefeito José Pocai Júnior (PSL), anunciou na noite de quarta-feira, dia 12, que a Prefeitura de Monte Sião editará um novo decreto de enfrentamento a pandemia do Novo Coronavírus, o Covid-19, nesta quinta-feira, dia 13, com uma série de medidas e, entre elas, a proibição de eventos na cidade até o dia 02/03/2022.

A informação do novo decreto foi publicada nas redes sociais, através de um vídeo, uma prática utilizada pela atual gestão para comunicação.

Na gravação o prefeito José Pocai anunciou as novas medidas de enfrentamento do Covid-19, tendo ao seu lado a enfermeira e coordenadora do Comitê Covid-19 em Monte Sião, Karina de Souza e o Coordenador de Vigilância Sanitária do Município, Rogério Virgílio.

O vídeo de 4 mim e 41 segundos, apresenta algumas informações do novo decreto, que será publicado na página oficial da Prefeitura. Algumas questões ficam em aberto, como o horário do fechamento dos bares, restaurantes, lanchonetes e similares , uma vez que o prefeito fala de autorização de delivery.

Segundo o apurado por nossa reportagem, o que deu para entender da prévia do novo decreto, são alguns pontos apresentados pela Prefeitura de Monte Sião para enfrentamento do Covid-19:

Proibições

  • Proibição de eventos (gratuitos ou pagos), independente do número de participantes de 02/01/2022 (o edital deve sair com data retroativa) a 02/03/2022;
  • Proibição da realização de som ao vivo ou mecânico em Casas de Festas, Clubes, Hotéis, Pousadas, Chácaras, Sítios, Restaurantes, Bares, Quiosques, e locais similares, bem como a realização de qualquer festas de blocos carnavalescos ou eventos de pré-carnaval ou Carnaval em ambientes abertos ou fechados;
  • A realização de reunião com aglomeração de pessoas em imóveis particulares, de pessoas que não pertençam ao mesmo grupo familiar (festas, reuniões, comemorações);

Está autorizado com limitações

  • Locações de imóveis, chácaras para temporadas para mesma família, com no máximo 10 pessoas. Multa de R$ 20 mil tanto para o locador como para o locatário em caso de descumprimento das regras do edital.

Não deu para entender bem

No vídeo o prefeito Pocai fala do atendimento em bares, restaurantes e lanchonetes com distanciamento de 1,5 m das mesas, com serviços oferecidos somente para pessoas sentadas e autorização para delivery após horário determinado, mas não diz qual horário.

Pocai cita que os estabelecimentos terão portas fechadas, mas não explica em qual horário e nem em quais dias da semana. Também não explica se o Decreto é até dia 02/03 para todas as suas determinações.

Segundo o prefeito, as medidas de restrições foram tomadas devido ao aumento de casos de Covid-19 no município. Ele destaca que o serviço de Saúde de Monte Sião está sobrecarregado. Em 26 de dezembro de 2021 o prefeito já havia alertado a população do aumento dos casos de pandemia Covid-19 em Monte Sião.

Monte Sião tem 525 casos ativos de Covid-19

A Diretoria Municipal de Saúde de Monte Sião informou na tarde desta quarta-feira, dia 12, que 70 novos casos foram confirmados na cidade e o número total de casos ativos de Covid-19 agora é 525.

Desde o início d pandemia, em 2020, Monte Sião já confirmou 3376 casos de Covid-19, sendo que 2795 são considerados curados e 56 morreram vitimados pela pandemia.

Foto: Reprodução / Facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/12/lindoia-realiza-mais-um-plantao-de-vacinacao-covid-19-nesta-quinta/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/10/aguas-tem-vacinacao-contra-a-covid-19-na-terca-quarta-e-quinta-feira/