Gil cria consultório veterinário público em Águas de Lindoia

Governo do Estado irá montar consultório completo em contêiner no município e Prefeitura custeará funcionamento. Ação faz parte do Programa Meu Pet

O Prefeito de Águas de Lindoia, Gil Helou (PSDB), assinou nesta semana o convênio com o Governo do Estado de São Paulo que garante o ingresso do município no Programa Meu Pet, criando assim consultório veterinário público.

O Programa Meu Pet dá apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação e adoção responsável.

“Esta é uma grande conquista para Águas de Lindoia. Já realizamos programas de castração e estimulamos a posse responsável de animais no município e agora damos um passo muito importante na questão da saúde dos animais”, comemorou o prefeito Gil Helou.

De acordo com o convênio assinado pelo prefeito, o Governo Estadual deve instalar o consultório no município, bem como adquirir todos os equipamentos e mobiliários necessários ao funcionamento, que atenderá exclusivamente cães e gatos.

Para isso, o município deverá ceder uma área de 160m² para a instalação do consultório, além de ficar responsável pela contratação de funcionários e o custeio para funcionamento do consultório. A previsão é de que o consultório deva estar funcionando até o fim de 2022.

O plano de trabalho prevê que serão realizados no local as consultas clínicas por médico veterinário; o diagnóstico laboratorial; procedimentos como lavagens otológicas e intestinais, cirurgias de baixa complexidade, curativos, administração de medicamentos e fluidoterapia (aplicação de soro).

Pet das Águas

Em outubro deste ano o grupo Pet das Águas, com atuação pelas redes sociais, fez uma campanha de mobilização e sensibilização da comunidade de Águas de Lindoia à causa animal. O grupo formado por Pamela Ferreira, Ana Maria de Oliveira, Kátia Ribeiro e Leandra Machado defende maior atenção do poder público.

“Estamos desde de fevereiro de 2019, quando a carreta (de castração) esteve em nossa cidade, sem nenhuma ajuda para castração, aliás sem ajuda pra nada. A castração dos animais é um dever do poder público, pois ajuda a diminuir a procriação desenfreada”, destacava um dos textos da página Pet das Águas naquela ocasião.

Foto: Divulgação / Reprodução Pet das Águas

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/12/08/natal-luzes-da-serra-tera-orquestra-jazz-sinfonica-neste-domingo/