Outubro Rosa: Águas tem mutirão de exames a partir desta quinta-feira (7)

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia divulgou nesta quarta-feira, dia 06, a agenda para o outubro rosa – mês dedicado à prevenção do câncer de mama, que começa o mutirão de exames nesta quinta-feira, dia 07. A estratégia neste ano é realizar mutirões de exames em todas as unidades de saúde do município. Com isso, a secretaria espera chamar a atenção das mulheres para o tema e estimular a prevenção e os cuidados com a saúde.

Segundo divulgado pela Secretaria, nas unidades de saúde haverá mutirão de coleta de exames de Papanicolau, seguindo o cronograma de atendimento. Os exames serão feitos das 16h às 20h, boa parte fora do horário de expediente, para estimular e facilitar a participação das mulheres, especialmente aquelas que trabalham a receberem atendimento. Para participar, basta ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência e solicitar.

O exame Papanicolau consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. O exame é oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

Cronograma (Dia / Atividade / Horário / Local)

  • 07/10 Coleta de Papanicolau 16h às 20h UBS Lidia Maria de Godói Rodrigues (Francos)
  • 14/10 Coleta de Papanicolau 16h às 20h ESF José Egidio de Alvarenga Junior (Centro)
  • 21/10 Coleta de Papanicolau 16h às 20h UBS Wilson Marcilio “Bela Vista”
  • 28/10 Coleta de Papanicolau 16h às 20h ESF Alexandre Gatolini (Popular)

Foto: Mutirão de exames do outubro rosa terá início nesta quinta-feira, dia 7, na UBS dos Francos (ASCOM Prefeitura de Águas de Lindoia)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/01/aguas-de-lindoia-saae-diminui-horario-de-fornecimento-da-eta-ii/